Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolândia

Conselheira diz que é ‘lenda’ ideia de que conselho proíbe pais de educarem os filhos

Na avaliação de Inara, o Conselho Tutelar jamais vai impedir os pais de disciplinar os filhos, impor limites a eles.

Flávio Paes/Região News

27 de Março de 2019 - 14:36

Conselheira diz que é ‘lenda’ ideia de que conselho proíbe pais de educarem os filhos

Psicóloga de formação, Inara Suckow reage com firmeza as alegações de alguns pais de que se dizem impedidos pelo Conselho Tutelar que os ameaça com a guarda dos filhos. “Isto é uma lenda”, garante a conselheira que estava de plantão na segunda-feira, quando três adolescentes, foram surpreendidos quando se preparavam para jogar um objeto inflamável no pátio da Escola Valério Carlos da Costa, durante o recreio dos alunos.

Na avaliação de Inara, o Conselho jamais vai impedir os pais de disciplinar os filhos, impor limites a eles. “Nosso trabalho é o de garantir o direito das crianças que são vítimas de abuso sexual, espancadas. O adulto, que tem os direitos violados pode recorrer ao advogado, ir na Polícia ou diretamente a Justiça. Diferente da criança”, comenta.

Ela deixa claro que o dever dos pais é cuidar dos filhos, assegurar a eles, moradia, alimentação, acesso à educação. “Os pais precisam impor limites. Disciplinar não significa espancar, agredir. Pode ser por exemplo, proibir a criança de assistir por um certo tempo um programa de televisão da sua preferência”, menciona.

Diálogo, limites, mas sobretudo, carinho e amor, são “ingredientes” que os pais não podem economizar na criação dos filhos, na opinião da conselheira que vê na desestruturação familiar o fator determinante para desvios de comportamento dos adolescentes.

“A adolescência é um período difícil. Mas todos, que tem a oportunidade de viver numa família estruturada, vão conseguir superar, se tornarão cidadãos de bem. Se estes jovens, como aqueles que atacaram a escola de Suzano, se vivessem numa família estruturada, provavelmente não teriam praticado tais atos”.

Inara, com base na sua vivência diária no conselho, a tendência de as pessoas tentarem transferir suas responsabilidades, isto se aplica também aos pais, mesmo na criação dos filhos.

*Matéria atualizada para acréscimo de informações.