Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

São Paulo vence concorrência de Palmeiras e Santos e acerta o retorno de Alexandre Pato

Atacante está de volta ao Morumbi para segunda passagem pelo Tricolor

Globo Esporte

27 de Março de 2019 - 15:48

Alexandre Pato está de volta ao São Paulo. O Tricolor venceu a disputa com Palmeiras e Santos pelo atacante e conseguiu viabilizar, nesta quarta-feira, o retorno do jogador para uma segunda passagem pelo Morumbi.

O contrato será válido até dezembro de 2022. No primeiro ano, Pato receberá um salário mais baixo do que no restante do período. Depois, para as temporadas seguintes, o valor será reajustado.

O clube fará ao jogador o ressarcimento dos 2,5 milhões de euros (R$ 11 milhões) que ele desembolsou para rescindir seu vínculo com o Tianjin Tianhai, da China – esse valor será diluído ao longo do contrato. Na visão da diretoria tricolor, esse montante equivale ao esforço que o clube teria que fazer para contratar o atleta caso ele estivesse com contrato vigente em outra equipe.

A Única mudança na proposta inicial do São Paulo a Pato após o Palmeiras entrar no negócio foi excluir a cláusula de produtividade do primeiro ano de contrato.

Segundo pessoas envolvidas na transação, o São Paulo pagará 6% do valor da negociação a empresários como comissão. O valor será diluído ao longo do vínculo de Pato com o Tricolor.

O São Paulo só conseguiu fazer o investimento em Pato porque negociou a saída de Diego Souza. Com Pato, pagará, até o fim desta temporada, cerca de R$ 3 milhões, aproximadamente a metade do valor anual gasto com o jogador negociado com o Botafogo.

Segunda passagem

Em 2014, Pato chegou ao Tricolor depois de uma troca feita por Jadson com o Corinthians. Embora não tenha sido campeão, o atacante fez sucesso no Morumbi, com 38 gols marcados.

Revelado no Inter, com o qual foi campeão mundial em 2006 e da Recopa em 2007, Alexandre Pato foi vice-campeão brasileiro com o Tricolor em 2014 e artilheiro do time em 2015, com 26 gols marcados. Desde então, ninguém marcou mais gols que ele no São Paulo. Ele também defendeu Milan-ITA, Chelsea-ING e Villarreal-ESP.

Depois de rescindir com o chinês Tianjin Tianhai, Pato ficou livre no mercado e abriu disputa entre os rivais paulistas. Mas o desejo de o jogador voltar a atuar pelo São Paulo pesou na negociação.