Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolândia

Campanha de doação de sangue para servidora com leucemia mobiliza redes sociais

Amanda dos Santos Lopes foi diagnosticada com Leucemia Lindoide Aguda e está internada no Hospital Regional.

Crislaine Jara/Região News

09 de Maio de 2019 - 09:35

Campanha de doação de sangue para servidora com leucemia mobiliza redes sociais

Uma atitude solidária está movimentando as redes sociais nesta semana. Tudo começou com um pedido de ajuda feito pelo Facebook e através do jornal eletrônico Região News. Os familiares da servidora pública Amanda dos Santos Lopes, 33 anos pediram doação de sangue e plaquetas. Amanda foi diagnosticada no último dia 4 com Leucemia Linfoide Aguda (LLA), que é um câncer das células brancas do sangue (leucócitos), que começa na medula óssea e se espalha para outras partes do corpo.

A campanha “Todos pela Amanda” está fazendo sucesso e surtindo efeitos. A notícia se espalhou pela cidade e está mobilizando populares e autoridades para doarem sangue a servidora que está internada desde o dia 30 no Hospital Regional Rosa Pedrossian em Campo Grande. Muitos também estão realizando os testes de compatibilidade de medula.

Na terça-feira, dia 07 o vereador Otacir Figueiredo, acompanhado de outras 4 pessoas se deslocou até a cidade vizinha para fazer a doação. “Amanda precisa de nós, fiz a minha parte, anos atrás meu irmão passou por algo parecido e muita gente ajudou, então senti a necessidade de ir até lá”, comenta.

Nesta quarta-feira (08), Amanda deu inicio a uma nova etapa do tratamento com a quimioterapia. Segundo familiares, a servidora teve uma melhora no quadro clinico e está reagindo bem a medicação. Em um vídeo compartilhado no facebook, ela agradece a todos que estão contribuindo de alguma forma e diz estar se recuperando bem. “Oi pessoal eu estou bem tá, a parte pior já passou, daqui a pouco, já estarei com vocês. Peço a oração de todos”, diz Amanda.

Caso

Amanda dos Santos Lopes, trabalha como assistente educacional no CMEI Michele Canejo no Pindorama, há aproximadamente 30 dias precisou se afastar do trabalho por sentir fortes dores. Inicialmente recebeu o diagnóstico de Fibromialgia, quando procurou atendimento em dezembro.

No último dia 30 de abril foi internada, recebendo o diagnóstico de Leucemia Linfoide Aguda (LLA) no sábado, após uma bateria de exames. Ela precisa de doações de sangue O positivo e plaquetas de qualquer tipo sanguíneo. Os médicos ainda estão avaliando se a servidora precisará de um transplante de medula. As doações estão sendo feitas no Hospital Regional, das 7h às 12h, ou no Hemosul em horário comercial.

Doação

Campanha de doação de sangue para servidora com leucemia mobiliza redes sociais

Para doar sangue é preciso ter um documento oficial com foto, como carteira de identidade e de motorista. Caso tenha idade entre 16 e 17 anos, o doador tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração, levar para mãe ou pai ou responsável legal assinar e então reconhecer firma desta assinatura.

Caso o menor de idade seja emancipado pode doar sozinho levando um documento de emancipação. Se for casado deve levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

O doador precisa estar bem alimentado para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. Após os 60 anos tanto homens como mulheres devem obedecer ao intervalo mínimo de seis meses.