Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

Empresário tem WhatsApp clonado e bandidos tentam dar golpe usando aplicativo

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil no inicio da tarde de ontem.

Crislaine Jara/Região News

14 de Maio de 2019 - 09:24

Empresário tem WhatsApp clonado e bandidos tentam dar golpe usando aplicativo

Um empresário sidrolandense, foi vítima de uma tentativa de estelionato a partir da clonagem de seu WhatsApp na manhã desta segunda-feira (13). O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil no inicio da tarde de ontem.

Conforme informações, o empresário estava fazendo o anúncio de um veículo no site de vendas OLX. Ele então teria recebido uma mensagem no WhatsApp com a foto de perfil da OLX, indicando que receberia uma outra mensagem de texto com um código.

Para que o anúncio fosse finalizado, ele precisaria enviar este código pelo aplicativo de mensagem. Feito o procedimento, os golpistas passaram a ter acesso ao aplicativo. O código enviado, era na verdade o código de segurança do WhatsApp do empresário.

A partir daí, vários amigos e familiares da vítima passaram a receber uma mensagem, pedindo uma quantia em dinheiro, enviada do seu whatsapp. Em uma delas, os golpistas pediam R$ 2800 reais, alegando que precisavam fazer uma transferência para um prestador de serviços e o limite diário já havia excedido. A transferência deveria ser feita em nome de Rodrigo Souza Alecrim em uma conta no banco Itaú.

O empresário conta que após receberem a mensagem solicitando a transferência em dinheiro, alguns de seus contatos começaram a ligar. “Eu perdi o acesso ao whats, não conseguia ver, nem enviar mensagens. Depois que recebiam a mensagem, me ligavam perguntando sobre a transferência. Aí me dei conta que o aplicativo tinha sido clonado”, comenta.

Ano passado pelo menos cinco mil pessoas no país foram afetadas pelo golpe virtual. Os números copiados são usados para que assaltantes se passem por conhecidos dos usuários e peçam dinheiro.

Funciona assim: alguém recebe uma mensagem de WhatsApp de um familiar, amigo ou conhecido, pedindo a transferência de dinheiro para uma situação urgente. Querendo ajudar, a pessoa transfere, na hora, a quantia pedida - e descobre, depois, que na verdade o número do conhecido havia sido clonado e o depósito foi feito para uma terceira pessoa de fora.

O golpe na maioria dos casos obtém sucesso por dois motivos: é difícil que alguém desconfie, já que as mensagens vêm exatamente do mesmo número de seu amigo ou familiar; e, com ajuda da tecnologia, as transações são efetivadas na hora, pelo internet banking do celular.