Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 19 de Março de 2024

Geral

50 dicas para organizar um jantar romântico

Ideias de decoração, mesa posta, playlist, cardápio e harmonizações para impressionar seu amado sem sair de casa.

Casa e Jardim

11 de Junho de 2019 - 09:16

Não precisa de motivo ou ocasião para demonstrar carinho, principalmente, se isso envolver um jantar romântico. Afinal, nada une mais um casal que um momento a dois regado a um bom vinho, um cardápio delicioso e uma trilha sonora adequada ao fundo. Confira a seguir 50 dicas para organizar um jantar à altura do seu amor!

Decoração

1. Para que o jantar seja realmente incrível, um ambiente agradável é indispensável. Isso é importante para um clima mais intimista e acolhedor, como a ocasião pede. Um bom planejamento pede uma lista de tudo que será necessário comprar.

2. Mas atenção: a decoração pode encarecer bastante o seu jantar romântico. Por isso, o ideal é usar a criatividade e não fazer nada muito extravagante.

3. Recordar é viver. Usar um pisca-pisca como varal para pendurar fotosdo casal é uma ideia super charmosa e, além de relembrar bons momentos, deixa o ambiente mais aconchegante.

4. Esqueça os grandes buquês de rosas vermelhas e os pratos ultra requintados, mas nunca esqueça as velas. Além de deixar a decoração mais romântica, não há nada como para manter o amor aquecido. Elas não precisam ser colocadas apenas no centro da mesa, podendo ser distribuí-las pela sala ou até trazer um charme a mais dentro de lanternas coloridas.

5. Mas se a vela ficar muito próxima e embaixo do rosto, compense com uma luz suave no ambiente para evitar sombras indesejáveis no seu amado.

Clima de romance

6. A aromatização é um ponto importante a ser considerado: incensos ou velas com cheirinho ficam na memória olfativa.

7. Uma playlist especial pode ser definitiva na hora de criar o clima romântico. De Caetano Veloso à Ed Sheeran, nós fizemos uma playlist especial para facilitar seu trabalho!

8. Não adianta fazer uma decoração requintada se a casa estiver uma sujeira. Dê uma atenção especial às áreas que serão frequentadas, como a sala de jantar, sala de estar, lavabo e, neste caso, o quarto.

Mesa posta

9. A mesa deve ser no tamanho ideal para dois, nunca muito grande, para não perder o clima de aconchego e romantismo.

10. Para dar um ar mais descontraído ao jantar, vale adotar a mesa de centro na sala e fazer um jantar bem descontraído entre as almofadas.

11. Atenção aos detalhes: almofadas decorativas vermelhas, com frases românticas ou divertidas fazem a diferença na composição.

12. Outra ideia é criar um piquenique urbano na varanda ou solário. Compre um tecido xadrez com cores românticas, como rosa, vermelho ou vinho. E nem precisa fazer a barra: basta cortar o pano no sentido da trama do tecido. Um certo desfiado dará um ar rebelde ao jantar.

13. Em um piquenique ou não, sempre escolha uma toalha de mesa original. Pode ser uma colcha, um tecido diferente, algo que dê personalidade à criação.

14. Utilize bastante tecido na decoração, porque isso dá uma sensação de envolvimento e aconchego.

15. Sabe aquele jogo de louças lindo que você vive guardando para usar em um dia especial? Não dá para viver com dó dos pratos, taças e talheres! Esta é a ocasião perfeita para usar aqueles especiais.

16. Em um conjunto de louças, é normal que uma peça lasque ou quebre, deixando as outras desparceiradas. Isso não precisa ser um grande problema! Pratos e copos em tamanhos, formas e cores diferentes, que combinem minimamente entre si, dão um efeito diferente ao visual da mesa.

17. Mas é preciso ter certa sutileza ao arrumar a mesa. Coloque os objetos que serão a base do serviço numa posição precisa e igual para ambos.

18. O que acha de usar uma fita de renda branca para amarrar os talheres? O toque romântico pode ser complementado com uma tag fofinha com um coração desenhado ou até uma mensagem especial para seu amor.

19. As taças são essenciais para um brinde simbólico, mesmo que não se pretenda consumir vinhos. Para um toque especial, vale misturar taças vermelhas e transparentes, no clima do romance.

20. Existem muitas formas criativas de dobrar um guardanapo. Foi pensando em um jantar romântico que fizemos um vídeo tutorial de dobradura em forma de coração.

21. Vale colocar na mesa também algo exclusivo para o casal. Pequenos objetos tornam a decoração surpreendente e a ocasião ainda mais especial! Que tal reunir os dados de todos os jogos que vocês guardam em casa? Em um copo, posicione uma vela e distribua os dados ao redor. Se sobrar, espalhe pela mesa para tornar a decoração ainda mais divertida.

Flores

22. Faça dois pequenos arranjos de mesa. De acordo com o feng shui, é sempre bom utilizar todos os objetos em pares.

23. Os arranjos altos no centro da mesa devem ser evitados, porque dificultam o clima de olhares românticos. Soluções simples podem ser escolher um único tipo ou cor de flor e juntar tudo num buquê maciço ou espalhar flores soltas pela mesa.

24. Não se prenda a rosas vermelhas! Aposte em outras espécies para fugir do clichê e surpreender.

25. Ao invés de vasos, que tal dispor as flores pela louça? Pode ser uma rosa em cada prato, por exemplo. Flores em taças sempre dão um tom especial para ocasião.

Bebidas

26. Saia do tradicional e acrescente sementes de romã na água antes de congelar. Você terá cubinhos de gelo encantadores que trarão cor e sabor às bebidas do jantar.

27. As temperaturas estão baixas e você optou pelo fondue? De queijo, carne ou doce, todas as opções combinam com algum tipo de vinho específico. A gente te ensina quais!

28. Reconhecer a diferença entre um vinho leve, médio e encorpado é fundamental para harmonizar qualquer jantar. Em uma explicação breve, trazemos algumas sugestões para cada rótulo.

29. Rolhas de vinhos ainda podem ser aproveitadas na decoração. Com um corte ao longo da cortiça, a rolha prende o menu a ser servido no jantar. Simples, mas original.

30. Nem só de vinhos vive um jantar romântico. Para os fãs de cervejas, saibam que é perfeitamente possível harmonizar a bebida fermentada com queijos. Basta ter à disposição pelo menos 3 tipos: um adocicado, outro mais salgado e um com fungos.

31. Mas se você está buscando por uma bebida mais forte, a tequila pode ser a aposta certa para seu jantar. Antes de fechar o cardápio, atente-se ao tipo de tequila escolhida: as mais comuns são Silver, Anejo e Reposado, e cada uma pede um acompanhamento diferente.

32. Uma lata antiga pode virar um lindo suporte para as bebidas no seu encontro. Para dar um charme a mais e inspirar a sensação refrescante, coloque uns galhos de eucalipto junto ao gelo e às garrafas. Fica uma graça!

Menu

33. Ao planejar um cardápio, é preciso atentar-se às proporções da receita, de modo a satisfazer o casal, sem exagerar na quantidade de comida.

34. As medidas a seguir podem servir como base de cálculo por pessoa:
Carne e peixes – 200 g
Arroz – 50 g
Massas em geral – 150 a 200 g
> Queijos – 150 g
Churrasco – 300 g

35. Além disso, possíveis restrições alimentares do parceiro, como intolerância a glúten ou lactose, tem grande influência sobre o menu, bem como nos casos de vegetarianos e veganos.

36. Tendo em mente que ingredientes estão em temporada e o que você é capaz de preparar, aposte sempre no simples e gostoso. Pratos exóticos tem grandes chances de não atender o paladar do outro.

37. Para diminui a correria do dia do evento e não se preocupar em olhar as panelas durante o jantar, planeje pratos que você possa fazer no dia anterior e depois aquecer no forno ou no fogão. Quase todas as sopas e ensopados só melhoram durante a noite. Quiches, tortas, carnes assadas e molhos também ficam ainda melhores quando produzidas com certa antecedência. A maioria das sobremesas assadas ou refrigeradas pode ser preparada um dia antes e armazenada.

38. É claro que não podem faltar petiscos. Para mergulhar de cabeça no tema, que tal serví-los em cortadores de biscoito no formato de coração? Fica um mimo e super prático!

39. Não sabe o que preparar para o jantar? Estamos sempre aqui para ajudar! Separamos três opções de entrada, refeição principal e sobremesa, mas você sempre pode buscar por algo especial no site.

Entradas

40. Steak tartare 
Para a entrada, prepare este clássico francês que leva alcaparras, mostarda dijon e pepino em conserva. A receita rende 4 porções e leva 30 minutos para ficar pronta. O passo a passo é do Wine.com.br.

41. Salada de abóbora cabotiá glaceada, rúcula e amêndoas 
Uma opção mais leve é a receita de salada da chef Claudia Krauspenhar. Dentre as principais propriedades da abóbora cabotiá está a concentração de betacaroteno bem como a presença elevada de complexo B, vitaminas C e E, fibras, potássio e ferro. Rende 4 porções.

42. Vieiras grelhadas com purê de batata-doce e emulsão de café

Mais sofisticada, essa receita de vieiras grelhadas com purê de batata-doce e emulsão de café promete impressionar seu amado e rende 5 porções. A sugestão é do casal de chefs Celia Miranda e Gustavo Mattos, do club parisiense Chez Nous Chez Vous.

Prato principal

43. Risoto de beterraba com queijo de cabra 
No clima de romance, este risoto de beterraba com queijo de cabra deve dar conta do recado. Batizado de Risotto Chèvre, o prato é fácil de fazer e o resultado é um rosa de encher os olhos. A sugestão é do bistrô francês Rendez Vous, em São Paulo.

44. Filé-mignon com chips e risoto de parmesão
Para os fãs de carne, um medalhão de filé mignon não se recusa. A receita de Bia Rocha, da Duas Gastronomia, tem como acompanhamento batata chips e risoto de parmesão. Não tem erro!

45. Fettuccine integral com atum salteado e raspas de limão 

Uma boa massa não se recusa. Opção leve, o prato de fettuccine integral à lisboeta leva atum salteado e raspas de limão siciliano. A receita é parte do cardápio do restaurante Taberna 474, em São Paulo, e fica pronta em apenas 15 minutos. Rende 1 porção.

Sobremesa

46. Bombons de sorvete de morango
Esqueça a caixa de bombom como presente. Esta receita de Angela Chapon, chef da Feito de Sorvete, é deliciosa e pode ser facilmente incluída no cardápio. O morango pode ser substituído por amora, framboesa, mirtilo ou a mistura de todas, criando um bombom de frutas vermelhas. Rende 50 unidades de 20 ml.

47. Tiramisù
O Tiramisù é um clássico destes que é impossível recusar. A receita de Pasquale Nigro, do Restaurante Pasquale, rende 5 porções e pode ser preparada em apenas 40 minutos, além de 2 horas de geladeira.
48. Torta de chocolate cremoso, amêndoas, ricota e peras
Vivendo no Brasil há cerca de oito anos, o chef italiano Rodolfo de Santis privilegia preparos simples com referências da comida italiana caseira, mas com o típico respeito pelos ingredientes. A deliciosa torta Della Nonna, feita de chocolate cremoso, amêndoas, ricota e peras, talvez ajude a explicar as grandes filas de espera na porta do Nino Cucina, no Itaim Bibi, em São Paulo. Rende 10 porções e leva 40 minutos de preparo.
49. Não quer sair da dieta, mas uma sobremesa é sempre bem-vinda? Que tal uma fruta? Dá um certo trabalho, mas cortar a melancia em formato de coração denuncia o seu amor.
50. Outra opção é cortar o tradicional queijo com goiabada, nosso amado Romeu e Julieta, em formatos diferentes. Delicado e saboroso.