Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Instável, Brasil erra muito, cai diante da Sérvia e perde a primeira na Liga das Nações

Seleção peca no passe em momentos decisivos e permite virada de time europeu: 3 sets a 2

Globo Esporte

14 de Junho de 2019 - 16:37

Os números, por vezes, enganam. A frieza da invencibilidade na Liga das Nações indicava um time pronto. Não era bem assim. Nesta sexta-feira, na abertura da etapa portuguesa, em Gondomar, o Brasil sofreu com problemas no passe e a instabilidade natural de um início de temporada. Mesmo diante de uma Sérvia sem suas principais estrelas, conheceu sua primeira derrota na competição: 3 sets a 2, parciais 17/25, 25/22, 17/25, 25/20 e 15/12.

O Brasil volta à quadra neste sábado. A seleção encara a China, às 12h, novamente com transmissão do SporTV2 e cobertura em Tempo Real do Globoesporte.com.

Com a queda diante dos sérvios, o Brasil perde a invencibilidade e deixa a liderança da tabela. A seleção ocupa o terceiro lugar, com 16 pontos. Irã, com 19, e Rússia, com 17, aparecem à frente. Confira a tabela completa no fim da matéria.

Fatos do jogo:

Bem no ataque, mal no passe

Em um time ainda instável no passe, o ataque se mostrou como principal trunfo nesta sexta. Lucarelli, com 20 pontos, e Leal, com 15, lideraram a seleção nos melhores momentos. Mas, aos poucos, a Sérvia encontrou o melhor caminho para bater o Brasil. Ao forçar o saque, causou problemas à defesa brasileira. Sem conseguir encaixar o saque, o ataque também parou de funcionar. Pelo lado sérvio, destaque conjunto para o bloqueio, com 12 pontos na partida. Cirovic, também com 12 pontos, foi o maior pontuador.

O retorno do capitão

Bruninho está de volta à seleção. O levantador, que se apresentou um pouco mais tarde que os demais jogadores, estreou na Liga das Nações ainda no primeiro set, na inversão. Substituiu Cachopa no segundo set e seguiu como titular até o fim do jogo, retomando a parceria com Leal, companheiro de clube no Civitanova. Ainda precisa, porém, recuperar melhor seu ritmo em quadra.

Os sets

No ataque para fora da Sérvia, o Brasil largou na frente no primeiro set. No início, porém, o time europeu mostrou força e conseguiu fazer frente aos líderes da Liga das Nações. Mas aos poucos o Brasil se impôs. Cada vez mais à vontade, Leal era o destaque: em dois pontos seguidos, fez o placar marcar 15/10. Quando vencia por 19/13, Renan chamou Bruninho pela primeira vez, na inversão. Àquela altura, o Brasil já tinha aberto o caminho para levar o set. No ataque de Alan, 25/17 sem muitas dificuldades.

Na volta à quadra, a Sérvia quis se reerguer. Quando o time europeu abriu 5/2, depois de bloqueio sobre Wallace, Renan parou o jogo. Tentou arrumar a casa, mas o time já não tinha a facilidade do primeiro set.O bloqueio, que funcionara tão bem no início, passou a não encaixar, e os sérvios se mostravam à vontade. No erro de Lucarelli, os rivais abriram 20/14. A seleção ainda tentou reagir, mas não teve forças para tirar toda a diferença: 25/22.

A reação ficou para o terceiro set. Na nova parcial, o Brasil voltou ao nível do início do jogo. Com dois aces seguidos, Leal fez a diferença abrir 8/2 com facilidade. Em um momento complicado no set, a seleção permitiu que a Sérvia encostasse no placar. Mas foi só um susto. Pelas mãos de Lucarelli e Leal, o time brasileiro voltou a dominar a partida. A vantagem no jogo veio no ace de Bruninho, fechando em 25/17.

No quarto set, a Sérvia voltou a equilibrar o jogo. Mais uma vez, o Brasil se mostrou instável e abriu espaço para que os rivais tomassem a frente. O time europeu tinha no bloqueio o seu maior trunfo. Wallace, Alan, Leal. Todos pararam no paredão sérvio junto à rede. Foi assim que o time abriu 20/17 e encaminhou a vitória na parcial. Na pancada de Vucicevic, 25/20.

A pancada de Leal estourou no bloqueio e foi ao chão, abrindo a contagem para a Sérvia no tie-break. O time europeu manteve o bom momento na parcial decisiva. O Brasil até conseguiu tomar a frente na metade do quinto set, mas se perdeu mais uma vez em erros. Foram falhas no saque, no ataque e, de novo, no passe: 15/12, e a primeira derrota na competição.

Escalações

Brasil: Cachopa, Wallace, Lucão, Maurício Souza, Leal e Lucarelli. Líbero: Thales. Entraram: Máique, Bruninho, Alan, Lucas Lóh e Flávio.

Sérvia: Okolic, Katic, Cirovic, Krsmanovic, Petkovic, Todorovic. Líbero: Pekovic. Entraram: Jovovic, Kujundzic, Vucicevic e Luburic.