Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

Programação da Semana da Pessoa com Deficiência Física será aberta no sábado

Programação para a Semana da Pessoa com Deficiência será aberta neste sábado (22).

Crislaine Jara/Região News

19 de Junho de 2019 - 13:53

Programação da Semana da Pessoa com Deficiência Física será aberta no sábado

Com atividades até o dia 25, em Sidrolândia a programação para a Semana da Pessoa com Deficiência será aberta neste sábado (22), que marca também os três anos de funcionamento da Supera - Associação Supera Sidrolandense de Pessoas com Deficiência (Assiped).

Estão programadas palestras com os paratletas, Larissa Rodrigues (de natação), Adriana Rolon (bocha paralímpica) e David Marques, da Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência, além de festival de bochas adaptadas. O objetivo é debater conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados à realidade de pessoas com deficiência (PCDs) na busca por oportunidades.

Segundo o vice-presidente da Supera, Adavilton Brandão, nestes três anos da associação em Sidrolândia, a instituição passou por vários desafios e a participação dos apoiadores foi essencial. Ele cita como exemplo, o presidente da Câmara, Carlos Henrique e o ex-vereador David Olindo. “Eles nos ajudaram muito, não só na parte jurídica, como nos outros setores. O vereador nos apresentou ao prefeito e possibilitou que a Supera fosse apresentada à sociedade”.

Programação da Semana da Pessoa com Deficiência Física será aberta no sábado

Adavilton faz um panorama dos últimos anos. Ele recorda que no primeiro ano de associação, houve certa desconfiança e falta de aceitação. "Tivemos muitas dificuldades, em relação a aceitação mesmo, as pessoas não acreditavam no projeto, por ser de certa forma audacioso".

Brandão conta que o objetivo do projeto era chamar a atenção da sociedade em relação ao número de deficientes em Sidrolândia. “Nós batalhamos e conseguimos mostrar que é possível, mas para isso, tivemos que ir atrás dos nossos deficientes, ir na casa, fazer visitas. E com o passar eles sentiram confiança no nosso trabalho”.

Em relação ao segundo ano de funcionamento, Adavilton afirma que as coisas "foram um pouco mais fáceis". Em 2018 a Supera passou a receber a subvenção da Prefeitura. “Fizemos a parceria da Prefeitura e conseguimos contratar a primeira fisioterapeuta e equipar a sede". Atualmente são prestados os serviços de fisioterapia a 12 pessoas, além de outros serviços. “Hoje dá pra ver o sorriso no rosto das pessoas, até mesmo os familiares, alguns tinham perdido o sonho e agora começaram a ter uma expectativa de vida e melhoria".

Neste terceiro ano, o vice-presidente comenta que o ano começou entre altos e baixos. Mas que estão sendo superados. "Estamos solidificados em Sidrolândia, somos bem vistos, nossos atendimentos especializados". A expectativa atual da associação, é a contratação de uma nutricionista e uma psicóloga. Ele afirma que o objetivo da Supera é que as pessoas atendidas consigam ter uma vida independente. "As pessoas precisam ter sua independência, independentemente da sua limitação e, é para isso que estamos trabalhando. Agradecemos todos que nos apoiam, Câmara, Prefeitura entre outros".

Confira a programação:

Sábado (22)

14h às 19h – Festival de Bocha Adaptada Inclusiva. Local: Ginásio Brizolão

Segunda-feira (24)

08h0 e 14h – Palestra com a paratleta de natação, Larissa Rodrigues. Local: Plenário da Câmara Municipal

Terça-feira (25)

8h às 14h – Palestra com a paratleta de bocha paralímpica Adriana Rolon e David Marques, da Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência. Local: Plenário da Câmara.

Sábado e Domingo (29 e 30)

Torneio Supera. Local: Associação da JBS Seara e Campo Vista Alegre