Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Policial

Apreensão de 252 kg de cocaína em carreta é a quinta maior do ano

De janeiro a maio, foram apreendidas 4,04 toneladas da droga em MS.

Correio do Estado

28 de Junho de 2019 - 09:39

Apreensão de 252,8 quilos de cocaína escondida no tanque de combustível de uma carreta, ocorrida nesta quinta-feira (27), é a quinta maior apreensão do entorpecente feita pela Polícia Federal neste ano em Mato Grosso do Sul.

Conforme a PF, de janeiro até 31 de maio, foram apreendidas 4,04 toneladas de cocaína no Estado, em ações da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. O número total do ano é ainda maior se considerar as retenções da droga ocorridas em junho, onde só hoje, além dos 252 quilos, também houve flagrante de 20 quilos da droga em um carro de passeio, em Miranda.

No mesmo período do ano passado, até o fim de maio as apreensões de cocaína somavam 1,9 tonelada, o que indica que, neste ano, a quantidade da droga apreendida mais que dobrou.

Com relação a maconha, foram 11,99 toneladas retidas pelas policias nos primeiros cinco meses de 2019, enquanto no ano passado foram 24,13 nos mesmos meses.

A soma de cocaína apreendida já é também é a maior dos últimos quatro anos. Segundo dados da Polícia Federal, em 2015 foram retiradas de circulação 4,47 toneladas de cocaína, em 2016 foram 3,72 toneladas, em 2017 3,12 toneladas, em 2018 3,97 e até maio do ano passado, a 1,9 tonelada.

CASOS

No flagrante de hoje, policiais federais voltavam de uma fiscalização de rotina, por volta de 1h, quando pararam no Posto 13, na BR 267, saída de Maracaju sentido Rio Brilhante, e passaram a verificar caminhões estacionados no pátio.

Os agentes perceberam que o caminhão Scania estava com a maçaneta da porta do motorista arrombada e desconfiaram da possibilidade de furto ou roubo. Chamaram o motorista e começaram a entrevistá-lo, percebendo contradições nas respostas dadas aos policiais.

Viram também que o tanque de combustível do caminhão estava com alterações e, em checagem, os policiais conseguiram abrir uma pequena porta e ver alguns tabletes da droga. Com isso, deram voz de prisão ao motorista, que foi conduzido junto com o veículo para a delegacia.

O motorista, natural de Valparaíso (SP), disse em depoimento que havia carregado o caminhão na manhã anterior, na região de Ponta Porã, e seguiria com a droga para Santos (SP).

Já na BR-262, em Miranda, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordaram um Spin para ficalização de rotina. Durante entrevista com o condutor, de 30 anos, os policiais perceberam contradições sobre as circunstâncias da viagem.

Diante da suspeita, foi feita uma vistoria minuciosa no interior do veículo, onde foi encontrado um compartimento oculto que escondia 20 quilos de cocaína. Com o flagrante, motorista disse que levaria a droga de Corumbá até Campo Grande.