Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Política

Prefeitos de MS vão a Brasília defender inclusão de estados e municípios na Reforma

Gestores municipais, vereadores e deputados debatem o tema.

Correio do Estado

09 de Julho de 2019 - 16:10

Prefeitos e vereadores sul-mato-grossenses estão em Brasília hoje defendendo que seja apresentado um destaque na Reforma da Previdência para assegurar a inclusão dos servidores estaduais e municipais no texto da PEC 06/2019. Nove gestores municipais do Estado estão conversando em grupo com os deputados federais de Mato Grosso do Sul.

De acordo com Rogério Rosalin (PSDB), prefeito de Figueirão, “o texto ao deixar os municípios de fora da reforma é um atentado ao pacto federativo, vai ser uma demonstração de que o Congresso Nacional trata de forma diferente estados e municípios ao restringir a aplicação de alíquota extraordinária apenas para a União”, disse. 

Além de Rosalin, estão percorrendo os gabinetes os prefeitos de Angélica, Roberto Cavalcanti (PSB); de Bela Vista, Reinaldo Benites (PSDB); Dois Irmãos do Buriti, Edilsom Souza (PSDB); de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini (PSDB); de Ivinhema, Éder Uilson Lima (PSDB); de Naviraí, José Macedo (DEM); de Nioaque, Valdir Souza Júnior (PSDB); e de Taquarussu, Roberto Tavares Almeida  (PSDB). Também os vereadores de Bandeirantes Jeovane Félix (SD), presidente da Câmara Municipal; Cristiano do Sindicato Rural e Eugênio Fernandes. 

A mobilização foi organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com objetivo de incluir na Reforma da Previdência uma emenda aglutinativa de inclusão dos municípios no texto, bem como apresentar um destaque para suprimir a proibição de criar regimes próprios nas prefeituras.