Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Wilson Aquino

Degraus da vida!

Daqueles contos maravilhosos, me lembro bem de uma que contava a história de um jovem que achou uma lâmpada mágica

Wilson Aquino

11 de Setembro de 2019 - 10:13

Esgotado o acervo de historinhas infantis que contava às crianças na minha juventude, recorria à Biblioteca Pública de Campo Grande para buscar novas, que me permitiriam inclusive criar outras, alicerçadas nos incríveis personagens e enredos que descobria.

Daqueles contos maravilhosos, me lembro bem de uma que contava a história de um jovem que achou uma lâmpada mágica, de onde saiu um gênio, que lhe permitiu fazer apenas um pedido. O jovem, muito pobre, que vivia num casebre com muitos irmãos, refletiu bem e então decidiu:  - Quero ser rico para dar conforto para minha família e futuro para meus irmãos pequeninos!

O gênio então lhe propôs uma condição. A de que o jovem fizesse tudo o que ele solicitasse ao longo de pelo menos 10 anos e só então seu pedido seria plenamente atendido. O jovem não pensou duas vezes em aceitar, dizendo para si mesmo: "o que seriam 10 anos para quem teria toda uma vida tranquila e segura pela frente? ".

O sábio gênio então determinou que ele estudasse e se destacasse em todas as disciplinas e que fizesse um rígido controle de seu tempo, para estudar, praticar exercícios, promover bom e amoroso relacionamento familiar, que fizesse cursos diversos, focados na área que escolheria como profissão.

O tempo foi passando e o jovem concluiu uma faculdade, fez especialização, aprendeu línguas e se habilitou em algumas atividades que foram fundamentais para alicerçar o seu trabalho que logo começou a dar frutos. Sem perceber passaram-se os 10 anos e aquele jovem havia se transformado num homem feliz, alegre, cheio de conhecimento e muita vontade de trabalhar. Por conta disso começou a juntar dinheiro com o qual já vinha mantendo seus irmãos no mesmo caminho, do estudo e dedicação ao conhecimento, sem nunca perder de vista a beleza da vida.

Então, o sábio gênio apareceu e o jovem, agora homem feito e bem formado lhe abraçou e lhe agradeceu pela "fortuna" que colocou em sua vida, quando o estimulou a estudar e se preparar de maneira muito especial para o mercado de trabalho. "Já sou um homem rico", disse o jovem, dispensando qualquer ouro ou prata que por ventura aquele bondoso gênio lhe daria.

Assim como aquele jovem, muitos outros esperam encontrar um gênio que lhes deem tudo aquilo que desejam, com um estalar de dedos. Preferem que caia do céu em vez de se esforçar, com trabalho persistente, dedicação e conhecimento, avançando cada degrau da vida.

Como a vida é uma sequência de obstáculos internos e externos para todo e qualquer indivíduo e que são impostos para o próprio bem da pessoa, para que, ao transpô-los saia fortalecido, muitos acabam desistindo por medo ou preguiça de trilhar o caminho. Outros, durante o duro percurso, encontram uma parede para se encostar e ali se acomodam. Ignoram que não se livrarão das dificuldades e que esse ato fará com que perca tempo e oportunidade de, ao galgar novos degraus, descobrir paisagens paradisíacas.

Sem mais delongas vão aqui alguns conselhos úteis a todos aqueles que, assim como aquele jovem, buscam melhores condições de vida para si e para sua família:

- Conte sempre e acima de tudo, com as bênçãos e a ajuda de Deus, Senhor de todas as coisas do Céu e da Terra, dos talentos, das oportunidades, das invenções que afloram nas mentes dos homens;

- Dê um passo de cada vez;

- Dedique tempo e empenho àquilo que deseja e não desista, mesmo diante das dificuldades que certamente aparecerão;

- Nunca passe por cima de ninguém;

- Curta cada etapa e momento da vida. Não faça como a maioria das pessoas que acredita que só será feliz e realizada e, consequentemente viverá a vida, quando terminar ou conquistar algo, como uma faculdade, emprego, casa própria...

- Acredite! Tenha fé em Deus de que vai vencer cada degrau da vida, de maneira honesta e com muita dedicação, determinação e trabalho;

- Tenha sempre muita paciência com as pessoas e perdoe as fraquezas delas;

- Não se subestime ou se menospreze se tiver que retroceder algum degrau. Seja sempre humilde para tomar decisões como essa. Porém, seja determinado e perseverante, mesmo voltando atrás.

E, por último, lembre-se: Nunca, absolutamente nunca, é tarde demais para subir novos degraus na vida.  Seu cérebro e seu corpo são capazes de fazer coisas incríveis, especialmente se estiverem alicerçados em Deus.

 

*Jornalista e Professor