Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolândia

Clínica Cardio Centro oferece exames e consultas com super desconto durante 'Outubro Rosa'

Os exames são preventivos para o câncer de mama e do colo do útero.

Crislaine Jara/Região News

03 de Outubro de 2019 - 16:12

Clínica Cardio Centro oferece exames e consultas com super desconto durante Outubro Rosa

Durante o mês da campanha Outubro Rosa, as mulheres que passarem pela Clínica Cardio Centro poderão realizar consultas e exames com um super desconto. Serão realizados exames de mama e papanicolau e consultas com a ginecologista Lucimara Vilela. Os exames são preventivos para o câncer de mama e do colo do útero.

De acordo com o diretor da clínica, o cardiologista Sérgio Ocampos, o objetivo é conscientizar a população sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Ele lembra que os atendimentos serão específicos, direcionados apenas para as mulheres. “No dia da consulta a clínica estará realizando apenas este trabalho para as mulheres”, comenta.

Clínica Cardio Centro oferece exames e consultas com super desconto durante 'Outubro Rosa'

Os serviços serão oferecidos pela clínica Cardio Centro Diagnósticos, localizada na Rua Distrito Federal, 581 – Centro, durante o mês de outubro, os horários podem ser agendados pelos telefones; 3272-3324, 3272-1037 ou 99642-6251. O pacote está custando R$ 180 reais.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Ele não tem uma causa única. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.

Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença, mas isso tem mudado. Houve um aumento na incidência de câncer de mama em mulheres jovens na última década. Em mulheres com menos de 35 anos, a incidência no Brasil hoje está entre 4% e 5% dos casos.

Sintomas

A principal manifestação da doença é o nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor. Ele está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja também é sintoma, assim como alterações no mamilo. Fique atenta também se aparecer algum nódulo na axila ou no pescoço e a qualquer saída de líquido anormal das mamas. Vale lembrar que grande parte dos casos são assintomáticos.

Prevenção

A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis.

De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores. Alimentação, controle do peso e atividade física podem reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama. Também deve-se evitar o consumo de álcool e tabaco.