Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolândia

Após imunizar crianças contra sarampo, começa nesta segunda vacinação de adultos

O objetivo é que pessoas desta faixa etária tomem duas doses da vacina triplicam viral (caxumba, rubéola e sarampo), com intervalo de 30 dias.

G1

17 de Novembro de 2019 - 19:46

Após imunizar crianças contra sarampo, começa nesta segunda vacinação de adultos

A partir desta segunda-feira começa a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo que terá como público alvo pessoas de 20 a 29 anos de idade. A campanha se estenderá até o dia 30, um sábado, quando acontecerá o dia "D", com abertura das unidades básicas de saúde. Sidrolândia registrou neste ano três casos suspeitos, não confirmados, de sarampo. O objetivo é que pessoas desta faixa etária tomem duas doses da vacina triplicam viral (caxumba, rubéola e sarampo), com intervalo de 30 dias.

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo, a faixa etária foco da segunda fase da campanha é a que mais acumula número de casos confirmados da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos. O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, explica que um dos motivos é que esses jovens não tomaram a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomaram, não voltaram para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.

Além disso, Wanderson acredita que existe uma perda da sensação de perigo por parte dos jovens de hoje em dia pois a doença é vista como comum, e que não vai causar nenhum impacto grave para a saúde. Para atingir esse público, o Ministério da Saúde aposta em algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas.