Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Esporte

Número 1 do mundo em duplas é pego em exame antidoping

Robert Farah foi flagrado pelo anabolizante Boldenona, que acredita estar na carne colombiana

Band Esporte

15 de Janeiro de 2020 - 16:13

Robert Farah, tenista número 1 do mundo em duplas, disse na terça-feira que foi flagrado em um exame antidoping devido ao uso de uma substância proibida, anúncio que o colombiano fez horas depois de desistir do Aberto da Austrália citando motivos pessoais.

O colombiano de 32 anos afirmou que a Federação Internacional de Tênis (ITF) o informou de que ele foi flagrado pelo uso do anabolizante Boldenona, o que ele disse ter sido resultado do consumo de carne colombiana.

"Não poderei jogar no Aberto da Austrália, um evento para o qual vinha me preparando desde dezembro", tuitou Farah, que conquistou os títulos masculinos de duplas em Wimbledon e no Aberto dos Estados Unidos.

"Algumas horas atrás, a ITF me informou sobre a presença de Boldenona em um exame que fiz no dia 17 de outubro de 2019 em Cali. Duas semanas antes do exame mencionado... fiz um exame antidoping em Xangai que deu resultado negativo. E também fui examinado aleatoriamente no circuito internacional ao menos 15 outras vezes ao longo do ano com o mesmo resultado negativo. Como dito pelo Comitê Olímpico Colombiano em 2018, esta substância é encontrada frequentemente em carne colombiana e pode afetar os resultados de exames de atletas", afirmou.

Farah declarou que consultará seu grupo de conselheiros e estudará os próximos passos para provar que não consumiu a substância proibida deliberadamente.

"Estou calmo e confiante nos resultados deste processo, já que sempre agi correta e honestamente na minha vida", acrescentou. "Trabalharei mais duro que nunca para voltar às quadras no menor tempo possível."

Farah, que nasceu no Canadá e juntamente com o também colombiano e parceiro Juan Sebastian Cabal foi escolhido a dupla de 2019 pela ATP, já havia desistido do torneio de preparação para o Aberto da Austrália Adelaide International nesta semana. O Aberto da Austrália começa na próxima segunda-feira.