Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 18 de Março de 2024

Economia

Grupo na Base Aérea de Anápolis pode sair da quarentena antes do previsto, diz Ministério da Saúde

Segundo o órgão, o último exame será realizado nesta sexta-feira (21).

G1

21 de Fevereiro de 2020 - 15:45

Grupo na Base Aérea de Anápolis pode sair da quarentena antes do previsto, diz Ministério da Saúde

O ministro interino da Saúde, João Gabbardo dos Reis, informou, nesta sexta-feira (21), que o grupo em quarentena na Base Aérea de Anápolis pode ser liberado antes do prazo previsto pelo órgão, estipulado para 27 de fevereiro, quando completaria 18 dias em isolamento.

O último exame será feito ainda nesta sexta-feira, às 17h, e, em caso de resultado negativo para a presença do coronavírus, o Ministério da Saúde poderá conceder a autorização de saída do grupo ao Ministério da Defesa, responsável por organizar a saída da unidade militar a partir de sábado (22), conforme anúncio feito em entrevista coletiva na sede do órgão, em Brasília.

O resultado do exame pode ficar pronto entre 24h e 72h, de acordo com Gabbardo. O prazo maior prevê a hipótese de realizar novos testes no material coletado. A data da saída e o deslocamento do grupo para a residência familiar será anunciado pelo Ministério da Defesa, segundo o ministro interino.

"Eles voltam para casa ainda sob a tutela do governo. As pessoas voltarão aos seus locais de origem no Brasil. Podem voltar em voos da FAB ou voos comerciais, o que será organizado pela Defesa tão logo os exames sejam negativos", afirmou Gabbardo.

A decisão de alterar o calendário da quarentena foi tomada após a pasta adotar o padrão internacional estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que determina 14 dias em isolamento e não 18.

Exames

Os exames realizados desde a chegada de Wuhan, província chinesa onde começou o surto de coronavírus, têm sido negativos para a presença do vírus.

Os brasileiros repatriados e equipe que foi buscá-los em Wuhan terão secreções colhidas por equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que serão testadas, no Lacen de Goiás, para saber se há ou não infecção pelo vírus.

O grupo passou por outras duas avaliações no Brasil e o resultado foi negativo nas duas vezes. Segundo o Ministério da Saúde, a coleta do material deve ser feita após o 14º dia de isolamento, considerada a data limite para a manifestação do vírus no corpo humano.