Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

A Prefeitura realiza treinamento em Síndrome Respiratória Aguda Grave para profissionais de saúde da rede

Cerca de 65 profissionais de saúde da rede pública participaram da capacitação

Assessoria

08 de Abril de 2020 - 16:31

A Prefeitura realiza treinamento em Síndrome Respiratória Aguda Grave para profissionais de saúde da rede

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, finalizou nesta quarta-feira (08/04), a rodada de treinamento para profissionais de saúde da rede pública. Cerca de 65 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram da capacitação, reunindo os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e da unidade de Estratégia de Saúde Família (ESF).

De acordo com a Dra. Amanda de Araújo, umas das responsáveis pelo treinamento, foi feita uma capacitação e atualização, fazendo parte do plano de enfretamento para situações do novo coronavírus.

“Nós estamos fazendo uma atualização sobre os pacientes, principalmente os que vão precisar de intubação, os pacientes mais graves do coronavírus nós vimos que tem algumas particularidade, estamos capacitando as equipes e mostrando o material para pode fazer a intubação correta e os EPIs”, explicou Dra. Amanda.

Durante o treinamento os profissionais receberam informações de reforço sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individuai (EPIs), com uma demonstração durante a capacitação.

Segundo a enfermeira e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Viviane Mitani, o uso correto dos EPIs é fundamental para evitar a contaminação “Nós já vimos que na maioria dos países no mundo grande parte dos infectados fazem parte das equipes de saúde, os profissionais se contaminam por conta do uso incorreto ou na hora da desparamentação do EPI, então estamos focando bastante no nossos funcionários, porque é importante estarmos preparados, e a Prefeitura trabalha fortemente nisso”, explicou Viviane.

O treinamento teve duração de três dias, sendo realizado na segunda, terça e quarta-feira (06, 07 e 08/04), no período matutino e vespertino, durante a capacitação os profissionais puderem ainda tirar dúvidas. Na próxima semana será realizada nova rodada de treinamento na UPA, capacitando os profissionais sobre estabilização dos pacientes, monitorização de equipamentos e a prática da intubação.

Além dos treinamentos para profissionais da saúde da rede pública, a Secretaria Municipal da Saúde de Sidrolândia tem reforçado, desde de fevereiro, informações sobre os cuidados em relação à doença para a população, por meio de publicações nas mídias.