Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Esporte

Douglas Costa diz que lesões o fizeram colocar carreira em dúvida

Brasileiro afirma ao "The Player's Tribune" que não sabe se problemas físicos são sua culpa.

Globo Esporte

25 de Maio de 2020 - 14:51

As constantes lesões que se tornaram um empecilho para o sucesso de Douglas Costa fizeram o brasileiro cogitar interromper a carreira, como revelou o atacante em entrevista ao site "The Player's Tribune", que será publicada na íntegra nesta terça-feira. O jogador da Juventus falou abertamente sobre os problemas físicos que impediram sua presença nos gramados por diversas vezes.

Douglas apontou que as repetitivas necessidades de parar o fizeram questionar o futuro, não por questões financeiras ou de conhecimento, mas de "fazer o que gosta com prazer".

- Tem momentos que você quer... "Pô, será que eu realmente devo jogar esse esporte? Porque eu jogo, machuco, jogo, machuco". E depois tu acaba olhando na TV, acaba vendo aquela paixão e fala "Caraca, eu faço aquilo ali também fácil". É isso que me mantém vivo, mantém tipo: "Eu vou, porque eu tenho capacidade pra fazer essa coisa", entendeu?

Cobiçado por gigantes europeus desde o início de sua carreira no Grêmio, Douglas alcançou sucesso no Shakhtar Donetsk, que fez jogo duro e o manteve por seis temporadas, mas acabou vendendo para o Bayern de Munique. Na Alemanha, o brasileiro teve bons momentos em duas temporadas, mas começou a ver seu desempenho ser atrapalhado por lesões, como em 2016/17, quando chegou a ter duas lesões seguidas, que o deixaram parado por quase 90 dias.

Douglas, então, rumou para a Juventus em busca de novos ares, mas voltou a ter os problemas físicos como fator impeditivo para uma boa sequência. No ano passado, o brasileiro teve três lesões musculares seguidas - e, por isso, só entrou em campo 18 vezes na atual temporada.

- Brincando com o Alex Sandro, que joga comigo, eu falei: "Cara, tenho mais ressonância que presença em campo". Fazer ressonância de novo, aquele som da ressonância... É um bagulho que é meio louco. Aí você fala: "Pô, Douglas tem um potencial para ser um dos melhores do mundo, mas as lesões atrapalham";

- Isso me incomoda, de fato. Você ter um potencial de ser um cara gigantesco e acaba, por culpa minha ou não, não sei te dizer hoje, não consigo estar naquele top. Isso acaba, às vezes, me incomodando - pontuou Douglas.

O jogador de 29 anos afirmou que procurou ajuda com um coach mental para tentar lidar melhor com os problemas físicos, que também o impediram de defender a seleção brasileira por algumas vezes, sendo cortado depois de convocado.

- E quando as lesões apareciam, eu ficava me perguntando: "O que eu estou fazendo de errado? Por que eu não estou rendendo, não consigo ter sequências?". Isso acabava me machucando, procurei vários tipos de ajuda. Não sei se já ouviu falar, um coach mental, é tipo não um psicólogo, mas uma pessoa que acaba trazendo coisas da tua infância que afetam no teu eu hoje. Eu comecei com isso.