Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 19 de Março de 2024

Educação

MEC abre consulta pública do novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Contribuições podem ser enviadas até a sexta-feira.

Agência Brasil

06 de Julho de 2020 - 15:33

MEC abre consulta pública do novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta segunda-feira (6), a consulta pública da versão preliminar do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). O documento pode ser acessado no site do catálogo. A consulta está aberta a toda a sociedade até a sexta-feira (10) para apresentação de contribuições, por meio de um formulário disponível no site do catálogo.  MEC abre consulta pública do novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

As contribuições serão avaliadas durante a etapa de validação do documento pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC. Nessa etapa será produzida a versão do catálogo a ser apresentada ao Conselho Nacional de Educação (CNE), em agosto.

Elaborada com a participação de mais de 200 especialistas, a versão preliminar do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos é totalmente digital, o que permite maior facilidade de acesso e consulta pelos usuários.

O CNCT reúne cursos técnicos ofertados pelas instituições de ensino em todo o país, com informações como sua denominação, o perfil do profissional ao concluir cada curso, o respectivo campo de atuação, as normas para o exercício profissional, a infraestrutura mínima que a instituição de ensino deve dispor para a oferta do curso, entre outros dados. É um instrumento que serve de referência para instituições de ensino que oferecem cursos técnicos, para estudantes e para o setor produtivo, que absorve os profissionais egressos dos cursos, e para a sociedade em geral.