Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Esporte

Sede da Copa do Mundo em 2022, Catar pleiteia sediar Jogos Olímpicos

País enviou pedido formal ao COI e já pensa em receber evento em 2032

Agência Brasil

27 de Julho de 2020 - 15:31

O Comitê Olímpico do Catar (QOC, sigla em inglês)) manifestou-se oficialmente interessado em sediar os Jogos Olímpicos já de 2032. Nesta segunda-feira (27), a entidade entregou  o pedido para ingressar no “Diálogo contínuo” para receber uma edição futura do evento olímpico e paralímpico, em carta enviada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne (Suiça).  O país, que se prepara para receber a  primeira Copa do Mundo (2022) no Oriente Médio, também sonha em realizar, de forma inédita, uma Olimpíada.Sede da Copa do Mundo em 2022, Catar pleiteia sediar Jogos OlímpicosSede da Copa do Mundo em 2022, Catar pleiteia sediar Jogos Olímpicos

“Os anéis olímpicos são um símbolo de paz, unidade e esperança para pessoas de todo o mundo, incluindo as pessoas da nossa região. O anúncio de hoje marca o início de um diálogo significativo com a Comissão Anfitriã do COI para explorar ainda mais nosso interesse e identificar como os Jogos Olímpicos podem apoiar as metas de desenvolvimento de longo prazo do Catar. Por muitos anos, o esporte tem contribuído muito para o desenvolvimento de nossa nação. Do atletismo ao ciclismo, da ginástica ao futebol, do tênis ao voleibol, o Catar ganhou a reputação de ser um destino de classe mundial para grandes eventos esportivos. É este histórico comprovado e uma vasta experiência, juntamente com o nosso desejo de usar o esporte para promover a paz e o intercâmbio cultural, que formarão a base de nossas discussões com a Comissão", afirmou o presidente do QOC, Sheikh Joaan bin Hamad bin Khalifa al -Thani, em entrevista ao site oficial da entidade.

A disputa para para sediar o principal megaevento do esporte em 2032 já tem uma lista de interessados. Entre eles,  está a cidade de Queensland (Austrália), apontada como favorita. O rol de países inclui ainda Espanha, Alemanha, Índia, Indonésia, Países Baixos, e uma candidatura conjunta entre Coreias do Sul e do Norte.

De acordo com a agência Reuters, o Catar investiu bilhões de dólares para viabilizar o Mundial de 2022 mas vem sendo criticado por organizações de defesa dos Direitos Humanos, por desrespeitar trabalhadores migrantes. O governo do Catar afirma que não tolera o tratamento sem escrúpulos de trabalhadores.

Além da próxima Copa do Mundo, o país sediará o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2023.