Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Política

Excluído de postos estratégicos, oposição fica fora de comissões técnicas da Câmara

A primeira sessão ordinária depois do recesso foi marcada pela reação do grupo que acusa a Mesa Diretora, de ter ignorado o regimento e desrespeitado a proporcionalidade das bancadas.

Flávio Paes/Região News

21 de Fevereiro de 2018 - 08:41

Os seis vereadores do bloco de oposição na Câmara de Sidrolândia, o chamado G-6, em protesto pela exclusão do comando das duas principais comissões técnicas do Legislativo (de Legalidade e Cidadania e de Orçamento e Finanças), decidiram ficar de fora das comissões que a partir de agora serão integradas exclusivamente por vereadores da base do Governo.

Dois partidos com apenas um vereador, o PEN de Celso Pereira e o PP, com Kennedi Forgiarini, conseguiram indicar nomes para as duas comissões mais importantes.

Ontem, terça-feira (20), a primeira sessão ordinária depois do recesso foi marcada pela reação do grupo que acusa a Mesa Diretora, de ter ignorado o regimento e desrespeitado a proporcionalidade das bancadas quando apresentou uma proposta de composição das comissões que reservou ao G-6 a presidência e relatoria de comissões consideradas periféricas.

“Não houve negociação prévia com a minoria. Sob nenhuma hipótese vamos aceitar goela abaixo uma decisão que desrespeita o regimento interno”, reagiu indignado o vereador Carlos Henrique, que era o presidente da Comissão de Legalidade e Cidadania, a primeira a deliberar a constitucionalidade dos projetos antes de ir à deliberação do plenário.

A base do prefeito apresentou, sem consultar as lideranças, a composição completa das comissões, eles próprios escolhendo os representantes da oposição que além da CLC, tinha o presidente da COF (Comissão de Orçamento e Finanças), Itamar de Souza.

Diante da resistência da oposição, que apelou para o recurso regimental da obstrução, a base do Governo teve de elaborar às pressas uma nova composição das comissões, com a exclusão do G-6, integrado pelos vereadores Adilson Brito, Itamar de Souza, Carlos Henrique, Waldemar Acosta, Vilma Felini e Valdecir Carnevalli.

A CLC terá como presidente o vereador Geosafá Pinto da Silva (PMDB), e o relator, Celso Pereira, do PEN, Cledinaldo Cotócio ficou como secretário; Jonas Rodrigues (PMDB) e Kennedi Forgiarini (PP) são membros. A Comissão de Orçamento e Finanças terá Otacir Figueiredo (PROS) como presidente; Kennedi Forgiarini (PP) na relatoria e Jonas Rodrigues (PMDB) como secretário. Cledinaldo Cotócio (PROS); Carlos Tadeu (PMDB) e Celso Pereira (PEN) ficaram como membros.

Itamar de Souza e Carlos Henrique iniciaram o mandato em 2017 e presidiam as duas comissões, na base de Governo, antes do primeiro semestre romperam com a administração e se juntaram ao grupo de oposição.