Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Meio Ambiente

Chuva diminui 97% dos focos de incêndios no Pantanal nesta segunda-feira

Lado sul-mato-grossense está mais crítico.

Campo Grande News

20 de Novembro de 2023 - 13:24

Chuva diminui 97% dos focos de incêndios no Pantanal nesta segunda-feira
Brigadistas na Serra do Amolar, Mato Grosso do Sul (Foto: Bombeiros).

Devido às chuvas, o número de incêndios no Pantanal diminuiu 97% desde a última segunda-feira (13). A maior parte dos focos estava no lado de Mato Grosso, com destaque para Poconé, Parque Estadual Encontro das Águas e Porto Jofre.

Já na parte sul-mato-grossense, os focos seguem maiores em Corumbá, Miranda e Aquidauana. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham no bioma e analisam como o rescaldo será feito.

Conforme o monitoramento por satélite feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), juntos, os municípios de Mato Grosso do Sul somam 73 focos, contra 4 registrados no estado vizinho nesta segunda-feira (20). A justificativa da diminuição dos incêndios no lado de Mato Grosso pode ser devido ao maior volume de chuvas. Na parte de Mato Grosso do Sul, o tempo amenizou os focos, mas ainda não é o suficiente para reduzir o quantitativo.

Do dia 13 ao dia 19 de novembro, o BD Queimadas, sistema do Inpe que analisa os focos, contabilizou 1.505 focos em Mato Grosso do Sul e 2.142 em Mato Grosso. Equipes da ONG (Organização Não Governamental) SOS Pantanal que atuavam na região de Poconé desmobilizaram a equipe de brigadistas pela melhora na situação.

Chuva diminui 97% dos focos de incêndios no Pantanal nesta segunda-feira
(Foto: Instituto Homem Pantaneiro).

O IHP (Instituto Homem Pantaneiro) revelou que as chuvas começaram devagar nesta segunda-feira na região norte de Mato Grosso do Sul, Alto Paraguai/Serra do Amolar. Equipes de brigadistas ainda estão no local. Apesar de a temperatura ter caído, a presença do vento ainda ameaça novos incêndios.

Conforme o Instituto, ontem foi montada uma mangueira de 270 metros para ajudar no combate contra o fogo na região do Alto Pantanal, entre o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Serra do Amolar.

"Nessa região vivem mais de uma dezena de famílias, principalmente às margens do rio Paraguai, e por isso ocorre o combate para resguardar as casas dessas pessoas. A água utilizada vem do rio e é bombeada por um motor. O trabalho vem sendo feito com apoio da equipe do Prevfogo/Ibama e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.” O Corpo de Bombeiros aguarda atualizações da equipe em campo para avaliar se as chuvas foram suficientes para extinguir de vez os focos que restaram no bioma.