Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Governo leva exposições aos municípios em alusão ao Dia Internacional do Museu

A abertura da semana de atividades e exposições aconteceu ontem (17) no município de Maracaju

Notícias MS

18 de Maio de 2010 - 16:39

Com o intuito de salvaguardar o patrimônio histórico-cultural sul-mato-grossense, o governo do Estado, por intermédio de sua Fundação de Cultura (FCMS) e do projeto Pró-Memória-MS, está levando exposições e atividades a diversos municípios do Estado, em alusão ao Dia Internacional do Museu, comemorado hoje (18).
 
         A abertura da semana de atividades e exposições aconteceu ontem (17) no município de Maracaju. O projeto Pró Memória MS levou a exposição de fotografias “Cultura e Sociedade” para o Museu de Tecnologia Regional de Maracaju. A exposição aconteceu em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que levou a exposição “Astro Fotografia” do curso de Ciência da Universidade.
 
         “O nosso projeto Pró - Memória MS visa implantar e implementar museus tanto da Capital, como do interior do Estado”, afirma o museólogo e coordenador do projeto, Caciano Lima, que ressalta: “Esse projeto e essa nova administração procura interiorizar os projetos da Fundação de Cultura, ou seja, levando–os aos poucos para o maior número de municípios do interior do Estado”.
 
          Caciano ressalta a importância da iniciativa do governo do Estado, por meio de sua Fundação de Cultura: “O bom desenvolvimento do projeto só está sendo possível devido ao apoio que o governo do Estado vem mostrando em garantir à população a importância de se valorizar a cultura regional por meio de ações que visam a adequação do espaço museológico no Estado”, completa.
 
         Dentro da programação da semana de atividades,  além das exposições de fotografias, o projeto revitalizou a Sala dos Holandeses, fixada  no Museu de Tecnologia Regional de Maracaju. A sala, que foi implantada há pouco tempo, foi criada no município devido à presença de cerca de 29 famílias de holandeses que vivem em Maracaju. Segundo o coordenador, a sala é monitorada pelos holandeses que mostram um pouco mais de sua cultura para os visitantes do museu.
 
         Na próxima sexta-feira (21), para as visitas orientadas do museu em Maracaju agendadas pelo Departamento de Cultura do Estado, haverá a observação de astros, por parte dos alunos e turmas interessadas com telescópios presentes no museu. 

          As exposições que acontecem em Maracaju também serão realizadas em Costa Rica, de 24 de maio a 1º de junho, e em Ponta Porã, de 7 a 17 de junho.
 
            Dia Internacional do Museu 

            O  Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de projetos, continua fazendo o seu papel de preservação da cultura e do patrimônio histórico sul-mato-grossense. De acordo com a gerente de patrimônio histórico-cultural da FCMS, Neuza Arashiro, este ano o Estado participou da 8º semana Nacional de Museu no Brasil.
 
         Foram realizadas diversas atividades com a presença de 650 instituições museológicas do País. “Trabalhamos o museu com uma visão social e como uma rede de disseminar a cultura da paz, aproximando os museus a todas as camadas sociais”, salienta Arashiro.
 
         Para Neuza, para ser considerado museu, a unidade tem que ter três principais requisitos: “O 1º é ter acervo próprio, o 2° é que esse acervo esteja disponível para toda a população, e o terceiro é que o museu tenha um trabalho de educação para que o público entenda o que está sendo exposto”, afirma.
 
         Neuza ainda relembra a preocupação do governo em manter e disseminar cada vez mais políticas públicas relacionadas ao patrimônio histórico do Estado. “Em 2008, o governador criou o Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul (Siem-MS), que visa à sistematização e implementação de políticas de integração e de incentivo aos museus de todo o Estado”. O sistema criado em dezembro de 2008 pelo governo promove a interação entre os museus, as instituições afins e profissionais ligados ao setor, visando ao constante aperfeiçoamento da utilização de recursos materiais e culturais.
 
          Em Mato Grosso do Sul, existem cerca de 50 unidades museológicas  que guardam o patrimônio histórico sul-mato-grossense, sendo 20 na Capital, como por exemplo, o Museu da Aviação de Busca e Salvamento; Museu da FEB; Museu da Imagem e do Som; Museu da Televisão; Museu de Arqueologia da UFMS; Museu de Arte Comtemporânea; Memorial do Operário Futebol Clube, Sala Davi Cardoso, Museu de Ofiologia-Serpentário; Museu do Colégio Latino Americano; Museu do Telefone; Museu José Antonio Pereira, Museu Lídia Baís, Museu das Culturas Dom Bosco, e, em fase de estudos, o Museu Interativo do Pantanal e o Museu da Odontologia.