Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Caravana Mais Alimentos acontece hoje em Campo Grande

Redação de noticia

04 de Junho de 2010 - 07:52

Prefeituras, associações de classe, Banco do Brasil e demais instituições envolvidas na 1ª Caravana Mais Alimentos de Mato Grosso do Sul dão total apoio ao evento que pretende reunir hoje (4) em Campo Grande mais de três mil agricultores familiares. A estratégia de trabalho da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), ao lado da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), deverá mobilizar produtores familiares que possuem DAP de todo o Estado.

Para o secretário adjunto da Seprotur, Paulo Engel, que visitou parte dos municípios envolvidos no projeto entre os dias 18 e 20 de maio, o apoio e parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), indústria de máquinas, implementos e maquinários agrícolas, somados ao comprometimento assumido pelas prefeituras municipais de toda a região envolvida, Banco do Brasil – parceiro decisivo na iniciativa –, assim como a mídia, sindicatos rurais e federações comerciais, contribuem para que este evento entre definitivamente no calendário da agricultura familiar estadual. “Além de modernizarmos o campo e ampliarmos a produção, estamos colocando em evidência a produção de alimentos sul-mato-grossense”, destaca.

Paulo lembra que no País, conforme estatísticas do governo federal, este setor é responsável pela produção de aproximadamente 70% de todos os alimentos presentes na mesa do brasileiro. “Não é diferente em Mato Grosso do Sul”, comenta. Ele também lembra que o Estado tem atuado politicamente para que a soja também seja incluída entre as culturas beneficiadas pelo programa Mais Alimentos. “Não podemos esquecer que este produto é usado como matéria-prima na industrialização de diversos itens presentes em nossa mesa”, explica.

Na Capital do Estado, o encontro deverá reunir agricultores familiares de Jaraguari, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Rochedo, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Anastácio e Nioaque.

Impactos

O Pronaf Mais Alimentos já destinou R$ 3 bilhões para diversos investimentos em infraestrutura das propriedades rurais dos agricultores familiares de todo o País. Os recursos disponíveis no programa contemplam projetos associados à apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, fruticultura, olericultura, ovinocultura, pesca e suinocultura e a produção de açafrão, arroz, centeio, feijão, mandioca, milho, sorgo e trigo.

Ainda de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, em pouco mais de 18 meses de criação, o programa já financiou a compra de 26.277 mil unidades de tratores, motocultivadores e de 10 mil resfriadores de leite.

Serviço

Em Campo Grande, a Caravana Mais Alimentos será realizada no dia 4 de junho (sexta-feira) das 7 às 17 horas, com abertura oficial às 10 horas no Parque de Exposições Laucídio Coelho.