Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Cabeça de Hugo e mãos de Victor dão vitória ao Grêmio sobre o Galo

Meia do Tricolor marca os dois gols do triunfo por 2 a 1, goleiro faz grandes defesas, e equipe mineira cai para a zona de rebaixamento

Redação de noticia

04 de Junho de 2010 - 08:13

A cabeça de Hugo e as mãos de Victor garantiram a vitória ao Grêmio por 2 a 1 sobre o Atlético Mineiro, na noite desta quinta-feira, no Olímpico, numa partida que, se não foi empolgante, reservou lances de emoção, principalmente no segundo tempo. O meia gremista marcou os dois gols em jogadas aéreas que completou aproveitando-se de falhas da defesa atleticana. O goleiro, com várias defesas importantes, foi fundamental na pressão exercida pelo Atlético no fim.

O triunfo do Tricolor Gaúcho, segundo no Brasileirão, fez a equipe, agora com oito pontos ganhos, pular para o 10º lugar na tabela. A equipe mineira começou a viver pesadelo após o resultado: com seis pontos, agora caiu para a zona de rebaixamento, ocupando a 17ª colocação. Na próxima rodada, a última antes da paralisação do campeonato por conta da Copa do Mundo na África do Sul, o time gaúcho vai ao Morumbi encarar o São Paulo, no domingo. No mesmo dia, a equipe mineira receberá o Ceará, no Mineirão, que depois será fechado para reformas .

Decepção no 1º tempo

Com os dois times precisando da vitória para subir na tabela, o primeiro tempo foi decepcionante. Se sobrou disposição, faltaram técnica e criatividade. E o empate por 1 a 1 acabou justo.

A partida até começou frenética. O Galo não respeitou o time da casa e logo aos dois minutos fez o goleiro Victor trabalhar, num petardo violento do garoto João Pedro - que substituía Fabiano - em cobrança de falta.

O Grêmio apertava a marcação para impedir os lançamentos de Ricardinho para Muriqui e Diego Tardelli. E, na frente, mesmo sem Jonas, suspenso, e Mario Fernandes e Borges, contundidos, buscava nas laterais a jogada aérea para Roberson e William, que aos 14 aproveitou um cruzamento de Bruno Collaço, mas cabeceou em cima de Marcelo.

O Galo preferia a bola no chão. E numa tabela com Diego Tardelli, Muriqui só não marcou porque foi bem travado por Adílson, aos 19. O volante gremista de 23 anos, que nesta quinta-feira ganhou uma placa do clube por já ter completado 100 jogos com a camisa tricolor, ainda arrumou tempo para fazer até então a jogada mais perigosa da equipe gaúcha, aos 24. Livre de marcação, bateu de fora da área. A bola passou por cima do travessão de Marcelo.

hugo grêmio x atlético mineiroHugo aprovietou bem as falhas da defesa atleticana nos gols da vitória do Grêmio (Foto: Agência Estado)

 Gols no fim

A correria era intensa, mas faltava inspiração. Sem Douglas, o Grêmio pouco arriscava, e ainda esbarrava na ineficiência de William no ataque. O Atlético sentia a falta de Coelho a cada jogada desperdiçada por um afobado Diego Macedo pela direita. Ricardinho pouco aparecia. E a defesa, apesar do esquema com três zagueiros, cometeu um cochilo fatal aos 37 minutos. Em cobrança de escanteio do onipresente Fábio Rochemback, Hugo surgiu no meio de Jairo Campos e Lima e nem precisou subir para testar firme, abrindo o placar: 1 a 0.

Pouco depois, foi anunciado no Olímpico que Roberto Carlos abria o placar para o Corinthians sobre o Internacional no Pacaembu e aumentava a euforia da torcida gremista. Mas, por sorte do Galo, existia Ozéia no meio do caminho de Victor. E aos 44 minutos, antes do apito do árbitro Péricles Bassols, Ricardinho arriscou o chute de fora da área que resvalou no zagueiro gremista e tirou o goleiro da jogada. A bola entrou à esquerda: o empate fazia justiça ao jogo equilibrado e sem brilho da primeira etapa.

Hugo repete a dose

O segundo tempo começou com o Grêmio mais no ataque, e logo aos quatro minutos William mostrou que a má fase não quer passar ao desperdiçar em tiro cruzado para fora uma boa chance de deixar o Tricolor Gaúcho na frente no placar. O jogo ficou mais duro, disputado. A pressão tricolor continuou até que, aos 15 minutos, houve um replay do primeiro gol, só que pela direita. Em falta cobrada por Fábio Rochemback, Hugou aproveitou-se novamente da bobeira da zaga atleticana e testou livre mais uma vez. A bola passou por baixo do goleiro Marcelo: 2 a 1.

O gol fez o Galo acordar - à exceção do apagado Diego Tardelli -, e o time imprensou o Grêmio ao criar três chances em dois minutos. Aos 21, Lima bateu de fora da área, a bola desviou e tirou tinta da trave. No escanteio, Lima mandou de cabeça, mas Victor, seguro, defendeu. Aos 22, Muriqui escapou pela esquerda e bateu cruzado. Victor espalmou e Diego Macedo, livre, chutou para fora a chance do empate.

Silas havia trocado William por Fernando. Vanderlei Luxemburgo arriscou ao pôr Ricardo Bueno no lugar de Jairo Campos e o veterano Júnior no de Leandro. O lateral quase empatou aos 37 ao receber de Ricardinho e bater para mais uma defesa de Victor, destaque da partida. Quando o treinador do Galo se preparava para trocar João Pedro por Wendel,  o jogador matou jogada no meio-campo e acabou  levando o cartão vermelho, aos 39. O jeito foi tirar Rafael Jataí, mas não havia mais jeito. E Victor, inspirado, salvava mais uma chance, de Diego Macedo.

 

grêmio 2 x1 atlético-mg
Victor; Edilson, Rodrigo, Ozeia e Bruno Collaço; Adilson, Fábio Rochemback, Maylson e Hugo; William (Fernando) e Roberson (Bergson).Marcelo, Lima, Werley e Jairo Campos (Ricardo Bueno); Diego Macedo, Rafael Jataí (Wendel), João Pedro, Ricardinho e Leandro (Júnior); Muriqui e Diego Tardelli
Técnico: Silas.Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Local: Olímpico, em Porto Alegre (RS).  Árbitro: Pericles Bassols Cortez (Fifa/RJ). Auxiliares: Dibert Pedrosa Moises (Fifa/RJ) e Marco Aurelio Pessanha (RN).
Gols: no primeiro tempo, Hugo, aos 37, e Ricardinho, aos 44 minutos. No segundo tempo, Hugo, aos 15 minutos. Cartões amarelos: João Pedro, Jairo Campos, Leandro e Marcelo (Atlético-MG); e William, Hugo, Adílson, Fábio Rochemback, Edílson e Fernando (Grêmio). Cartão vermelho: João Pedro (Atlético-MG)
Renda: R$ 212.379,00. Público: 14.605 pagantes.