Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Seleção de inverno da UFMS oferece 981 vagas no Sisu

Campo Grande News

10 de Junho de 2010 - 08:27

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) oferece 29 cursos e 981 vagas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O sistema, que está disponível a partir desta quinta-feira, leva em consideração a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009.

Ao todo, serão oferecidas 16 mil vagas em 35 instituições públicas de ensino superior. Uma edição do Sisu foi realizada no começo do ano, mas esta é a primeira vez que uma instituição de Mato Grosso do Sul disponibiliza vagas. A inscrição deve ser feita no http://sisu.mec.gov.br/

A UFMS substituiu o Vestibular de Inverno pela seleção do Sisu. A universidade oferece vagas para cursos em Campo Grande, Aquidauana, Bonito, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

O Sisu foi criado pelo MEC (Ministério da Educação) para que estudantes disputem vagas em instituições públicas de ensino superior a partir do resultado do Enem, em substituição ao vestibular tradicional. 

O estudante poderá se inscrever em até dois cursos, elegendo sua primeira opção. Durante o período de inscrição, que vai até 14 de junho, o candidato pode alterar suas escolhas se perceber que tem mais chances de passar em alguma outra instituição ou curso diferente do que escolheu inicialmente.

Ao final das inscrições, haverá três chamadas subsequentes. Quem for aprovado para sua primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Já o estudante que for selecionado para sua segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos cursos escolhidos poderá permanecer em uma lista de espera.

Ao final das três chamadas, caso ainda existam vagas disponíveis, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.