Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Lavar aos mãos: simples hábito de prevenir doenças

Doenças como gripe, resfriado, conjuntivite e diarréia infecciosa podem ser evitadas com a prática da higienização das mãos

ABN News

10 de Junho de 2010 - 08:49

A prática de lavar as mãos é algo que se aprende desde cedo na escola. Mas, na maioria das vezes, as pessoas não valorizam esse hábito tão importante. Doenças como gripe, resfriado, conjuntivite e diarréia infecciosa podem ser evitadas com a prática da higienização das mãos.

O assunto ganhou destaque no ano passado depois que Influenza A surgiu como uma ameça à saúde mundial. A OMS, Organização Mundial de Saúde, tratou de intensificar os avisos sobre a importância de se manter as mãos sempre limpas.

No último dia 5 de maio, foi celebrado o "Dia Mundial de Higienização das Mãos", além de diversas atividades promovidas para sensibilizar as pessoas pelo mundo, no Brasil, em parceria com a Anvisa, a OMS desenvolveu uma campanha para conscientizar de que o hábito pode prevenir infecções hospitalares.

Manter as mãos limpas é uma prática que precisa ser seguida por todos, mas quando se está no trabalho ou simplesmente longe de casa não é fácil fazê-lo.

Considerando o fator praticidade, quem não tem tempo de lavar as mãos constantemente pode optar pelo uso do álcool gel, que passou a ser utilizado com assiduidade em função da gripe H1N1.

Apesar de prático, o álcool gel possui uma desvantagem, o ressecamento das mãos. Esse efeito pode ser evitado com o uso do Soapex Espuma antisséptica, que surgiu como uma alternativa para quem busca praticidade sem ressecar a pele. Uma boa alternativa para se manter as mãos limpas em meio à correria do cotidiano.