Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Política

Lula pode ocupar a secretaria da Unasul

O cargo ficou sem representante depois da morte do ex-presidente argentino, Néstor Kirchner

Terra

17 de Novembro de 2010 - 10:20

O presidente equatoriano, Rafael Correa, disse nesta terça-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou o ex-governante uruguaio, Tabaré Vázquez, poderiam ocupar a secretaria da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

O cargo ficou sem representante depois da morte do ex-presidente argentino, Néstor Kirchner.

A agência de notícias "Andes" informou que o tema foi abordado pelos chefes de Estado do Equador e do Uruguai, José Mujica, durante a visita oficial que o uruguaio realizou ao país andino.

"Teremos que seguir fazendo consultas, ainda não há um consenso, estamos só reunindo ideias", assinalou o governante equatoriano à imprensa.

Além disso, Correa comentou que na lista estão muitos ex-presidentes da região, "portanto temos que seguir pensando um pouquinho, tomara que possamos conseguir um nome de consenso até Georgetown".

Na capital de Guiana ocorrerá, em 26 de novembro, uma cúpula presidencial do Grupo, na qual o Equador entregará a Presidência.

O presidente equatoriano se mostrou esperançoso de que, até essa data, receba uma ratificação adicional do tratado constitutivo da Unasul, que daria caráter legal ao organismo.

"Temos oito países que aprovaram o tratado e nos falta um para que a Unasul tenha vida jurídica", acrescentou.