Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Política

Ex-vereadora de Dourados anuncia que deixará PT

A ex-vereadora e atual secretaria municipal de Educação, Margarida Gaigher, diz que vai deixar o PT e com ela deve levar mais 40 militantes

Conjuntura Online

18 de Novembro de 2010 - 08:00

A ex-vereadora e atual secretaria municipal de Educação, Margarida Gaigher, diz que vai deixar o PT e com ela deve levar mais 40 militantes. A “debandada” estaria sendo motivada por descontentamento que vem ocorrendo desde as eleições de 2008, quando Margarida foi derrotada nas urnas ao pleitear a reeleição para vereadora. Ela disse que vai entregar hoje o pedido de desfiliação à direção do partido em Dourados.

Ao contrário do que estava sendo ventilado nos últimos dias, de que ela iria para o Partido Verde (PV), Margarida frustrou qualquer expectativa ao afirmar que não vai se filiar a partido nenhum e que vai deixar a política. “Realmente fui convidada, mas não vou para nenhum outro partido. Trabalhei direitinho, mas o povo me reprovou nas urnas, agora não quero mais a política”, afirmou ela.

Margarida é uma das mais antigas militantes do PT em Dourados. Ela está no partido desde 1989. Disputou três plei-tos, sendo dois para o cargo de vereadora e um para deputada estadual. Foi vereadora durante o último mandato do ex-prefeito Laerte Tetila (PT), Neste período ela também foi presidente da Câmara.

Derrotada nas urnas em 2008, quando obteve 1.258 votos, Margarida foi convida pelo então presidente da Câmara, Sidlei Alves (DEM), a exercer o cargo de diretora da Casa. Ela permaneceu na função até o mês de outubro, quando pe-diu exoneração e assumiu a secretária de Educação a convite da prefeita interina Délia Razuk (PMDB).

Ao assumir a pasta, Margarida se deparou com um gigantesco problema de caixa deixado pelos antigos titulares da Secretaria de Educação que também foram indiciados pela Polícia Federal e respondem processo por corrupção ativa, junto com o prefeito afastado Ari Artuzi, que está na prisão desde 1º de setembro.

O desafio de Margarida é equilibrar as contas da Secretaria de Educação, cujo rombo em sua totalidade deve passar de R$ 5 milhões até dezembro. Só a União a Secretaria está condenada a devolver até o mês que vem R$ 2 milhões por uso indevido do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educa-ção).
 
Margarida, que é professora e foi durante muitos anos diretora de escola, diz que não sabe se vai permane-cer na Educação no próximo ano, já que a situação política do município ainda está indefinida, mas garantiu que vai tra-balhar para equilibrar as contas da Secretaria até o final do ano para conseguir concluir o ano letivo de 2010 e começar o de 2011.