Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Economia

Sindicato da indústria calçadista amplia número de empresas filiadas

Em apenas um ano, a entidade saltou de 5 para 30 filiações, incluindo a da Elite Botas de Campo Grande

Daniel Pedra/Região News

18 de Novembro de 2010 - 08:56

O Sindical/MS (Sindicato das Indústrias de Calçados de Mato Grosso do Sul) ampliou de 5 para 30 o número de empresas associadas nos últimos 12 meses, incluindo a filiação da Elite Botas de Campo Grande realizada na tarde ontem (17/11). De acordo com o presidente do Sindical/MS, João Camargo Filho, a atuação da entidade tem atraído as indústrias do Estado para se filiarem.

 

“Quando assumimos o Sindical/MS há um ano eram apenas cinco empresas filiadas e hoje completamos a trigésima. Uma categoria unida tem representatividade para trabalhar as demandas de seus filiados junto à Fiems e também aos organismos oficiais. É dessa forma, discutindo com dirigentes que vivem os problemas dos dia-a-dia das empresas, que vamos encontrar caminhos para tornar nossas indústrias mais fortes e competitivas”, detalhou João Camargo Filho.

 

Ao assinar a ficha de filiação, o proprietário da Elite Botas, Odirlei Martins, disse que decidiu se filiar para estar por dentro do que acontece no setor no Estado e para aproveitar os benefícios da filiação. “Minha empresa é nova, tem um ano e cinco meses e, por isso, torna-se importante estar filiado para ter com quem debater as demandas. No entanto, principalmente, para estar por dentro do que acontece no seu segmento”, afirmou, acrescentando que a empresa também produz, além de botas, vários acessórios, como cintos e carteiras feitas com couros nobres de avestruz, cobra, jacaré, lagarto, arraia, rã, entre outros.

 

“Produzimos artesanalmente, são cerca de 40 pares por mês, a pronta entrega ou por encomenda”, disse o empresário Odirlei Martins, completando que as vendas são realizadas em todo o País via Internet. “Atendemos em todo o Brasil e, inclusive, já vendemos para muitos artistas, como as duplas sertanejas Fernando & Sorocaba, João Carreiro & Capataz, Munhoz & Mariano, entre tantos outros”, exemplificou o empresário.

 

O artesão da empresa, Antônio Evangelista de Freitas, explicou que produz sapatos há mais de 30 anos e, em cada dia trabalho, é possível produzir duas botas. “É um trabalho minucioso que começa com a escolha do couro. Tudo é produzido manualmente, os detalhes de cada pé precisam ser trabalhados pelo menos dez vezes”, disse.

 

O presidente do Sindical/MS explicou ao proprietário da Elite Botas as vantagens de estar associado, adiantando que a entidade está trabalhando para montar uma programação para 2011 voltada exclusivamente aos interesses dos associados. “Vamos nos mobilizar para realizar mais missões, participar mais de feiras, organizar mais viagens para os pólos calçadistas de Franca (SP) e no Rio Grande do Sul, entre outras ações”, informou.

 

De acordo com o presidente do Sindical, hoje Mato Grosso do Sul possui 82 indústrias de calçados que empregam cerca de quatro mil funcionários. “As fábricas de calçados infantis estão localizadas na região do bolsão, já as outras estão espalhadas por todo o Estado. Uma das nossas metas é dar mais visibilidade as ações do Sindical e conquistar mais associados”, finalizou.