Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Policial

Vítimas de violência, 70% das mulheres retiram queixas contra os maridos

A delegada diz que isso ocorre porque em muitos casos apenas o homem trabalha e sustenta a família deixando assim a mulher vulnerável

Midiamax

26 de Novembro de 2010 - 10:08

A maioria das mulheres vítimas de violência doméstica em Três Lagoas retiram as denúncias contra seus maridos. Segundo a delegada titular da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) Letícia Mobis, aproximadamente 60 ocorrências envolvendo mulheres agredidas por seus maridos são registradas na delegacia por mês, sendo que desse número 70% retira a queixa.

“A falta de dinheiro, medo de perder a guarda dos filhos e de serem agredidas novamente são os principais fatores que contribuem para tal atitude”, supõe a delegada.

De acordo com ela, a casos na delegacia em que a mulher chega a registrar até cinco vezes uma ocorrência, entretanto por medo acaba voltando atrás. “Essa atitude não é aconselhável, pois ela está dando mais força para que ele volte a cometer o ato, uma vez que ele percebeu que cometeu algo que vai contra a lei e não foi punido”, explica.

Letícia aproveita para enfatizar que outro fator que contribui para que as mulheres agredidas retirem as queixas são ameaças feitas por seus maridos. “Eles usam o que está a seu favor para estimulá-las a não continuaram com a queixa, na maioria dos casos os maridos as ameaçam dizendo que vão retirar a guarda de seus filhos, ou que elas irão morrer de fome”, esclarece.

A delegada diz que isso ocorre porque em muitos casos apenas o homem trabalha e sustenta a família deixando assim a mulher vulnerável. “Também há casos em que as mulheres retiram as queixas por acharem que a violência não voltará a se repetir, ou por acreditarem que seus filhos precisam de um pai, então acabam se sujeitando as agressões”, enfatiza.