Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Esporte

Guia da última rodada: 11 times ainda têm objetivos na reta final

Assim como no ano passado, três times chegam à última rodada com chance de ser campeão brasileiro

Globo Esporte

30 de Novembro de 2010 - 16:40

A última rodada do Campeonato Brasileiro ainda reserva muita emoção para nada menos do que 11 times. Na parte de cima da tabela, serão três na luta pelo título - Fluminense, Corinthians e Cruzeiro - e dois brigando por uma vaga na Taça Libertadores - Grêmio e Botafogo.
 
Na metade de baixo, seis times disputam três vagas na Copa Sul-Americana: Vasco, Atlético-MG, Avaí, Flamengo, Atlético-GO e Vitória, sendo que esses dois últimos também jogam a "final" para definir quem será o último rebaixado.

Assim como no ano passado, três times chegam à última rodada com chance de ser campeão brasileiro. Se em 2009 eram Flamengo, Inter e São Paulo, agora Fluminense, Corinthians e Cruzeiro correm atrás do troféu. A diferença do líder Flu para a Raposa, em terceiro, é de apenas dois pontos e tudo pode acontecer.

A luta contra o rebaixamento está mais simples. Empatados em pontos, Atlético-GO e Vitória se enfrentam no domingo. Quem terminar na posição pior disputará a Série B em 2011. As duas equipes têm trunfos para o confronto. Enquanto os goianos jogam por um empate por terem número de vitórias maior, os baianos atuam em casa com o apoio da torcida.

As disputas pela última vaga da Taça Libertadores e pelas três que restam para a Copa Sul-Americana apresentam uma peculiaridade neste ano: elas dependem do resultado do Goiás em uma competição que não é o Brasileirão.

É que se o Alviverde for campeão da Sul-Americana em cima do Independiente, garante vaga na Libertadores 2011 e torna a disputa entre Grêmio e Botafogo inútil. Gaúchos e cariocas se enfrentam também em confronto direto, e o Tricolor, com um ponto a mais, tem a vantagem do empate. Quem terminar em quarto tem que torcer para o Esmeraldino, que joga a final três dias depois, não ser campeão.

O título do Goiás deixaria tanto Grêmio quanto Botafogo classificados para a Sul-Americana e isso também influencia na turma de baixo. Ou seja, o último a ter vaga para a competição do ano que vem seria o 13º e não mais o 14º. Assim sendo, Vasco, Atlético-MG, Avaí, Flamengo, Atlético-GO e Vitória só disputariam duas vagas. Se o Alviverde goiano for vice, seriam três.