Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Esporte

Fifa prepara decisão histórica sobre Copas de 2018 e 2022

A Fifa fará algo inédito nos últimos 44 anos, ao anunciar simultaneamente as sedes de duas Copas do Mundo consecutivas

Agência Estado

02 de Dezembro de 2010 - 09:37

Os países candidatos a receberem a Copa de 2018 fazem, nesta quinta-feira (02), pela manhã, sua última apresentação à Fifa, que escolherá à tarde a sede para essa competição e também a de 2022, em duas disputas que a maioria dos observadores considera imprevisíveis.

A Fifa fará algo inédito nos últimos 44 anos, ao anunciar simultaneamente as sedes de duas Copas do Mundo consecutivas. Será apenas a terceira vez na história que isso acontece.

A candidatura conjunta de Holanda e Bélgica foi a primeira a entrar em cena nesta quinta-feira, destacando grandes nomes do futebol nesses dois países.

Com truques de edição, craques de gerações diferentes – Johann Cruyff, Ruud Gullit e Jean-Marie Pfaff – apareceram jogando no mesmo time, e Cruyff, numa entrevista da década de 1970, “profetiza” que a Holanda seria campeã europeia em 1988 (o que ocorreu) e que o seu país e a vizinha Bélgica seriam a sede da Copa em 2018.

Falando aos delegados da Fifa, Gullit disse que as pequenas dimensões dos dois países candidatos serão um trunfo, beneficiando “jogadores, torcedores e visitantes”. “A força econômica do nosso país é alta, estamos no coração da Europa, e nossa candidatura é uma vitrine para candidaturas conjuntas”, afirmou.

A apresentação seguinte foi de Portugal/Espanha, com ênfase na infraestrutura de estradas, estádios e aeroportos. Seus representantes pareceram preocupados em convencer a Fifa de que, apesar da atual crise econômica nos dois países, os vizinhos ibéricos têm solidez para receber o evento dentro de oito anos.

O presidente da candidatura luso-espanhola, Ángel María Villar, encerrou a apresentação com uma emotiva alusão às recentes denúncias de corrupção no processo de escolha das sedes. “A Fifa é limpa, a Fifa faz as coisas honestamente, a Fifa trabalha pelo futebol e pelo mundo. Todos os meus colegas presentes são honestos, trabalhadores, e trabalham pelo futebol. Vocês são trabalhadores honestos.”

A candidatura da Inglaterra, que seria a próxima a se apresentar, sofreu um golpe na véspera, por causa da violência protagonizada por torcedores após a partida entre Birmingham City e Aston Villa.

O sucesso dos ingleses em combater os “hooligans”, que assolavam seu futebol na década de 1980, era visto como um dos trunfos da candidatura da Inglaterra.

A última apresentação será a da Rússia, e depois disso os 22 membros em exercício do Comitê Executivo – dois outros foram suspensos por causa de suspeitas de corrupção – farão uma deliberação secreta.

Os países escolhidos devem ser anunciados após as 16h (13h em Brasília) pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, no centro de convenções Messezentrum, em Zurique.

Os países candidatos a sede da Copa de 2022 – EUA, Coreia do Sul, Japão, Austrália e Catar – fizeram suas apresentações na quarta-feira.