Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Política

Geraldo anuncia recursos para novo semi-aberto de Dourados

Assessoria

02 de Dezembro de 2010 - 17:06

Dourados contará em breve com um novo presídio de regime semi-aberto. O anúncio foi feita nesta quinta-feira, pelo deputado federal Geraldo Resende (PMDB), que ontem recebeu a confirmação do empenho de R$ 6.054.540,12 para a construção do novo prédio. Os recursos foram destinados pelo Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça.

A contrapartida do Governo do Estado para essa obra será de R$ 672.726,68. O novo presídio semi-aberto de Dourados terá capacidade para abrigar 436 detentos e será construído nas proximidades da rodovia BR-163, ou seja, em uma área mais afastada do centro da cidade, onde os presos vão ter espaço para trabalhar e onde a polícia poderá monitorar com segurança e eficiência a circulação dos internos.

Conforme Geraldo Resende, o anúncio da descentralização dos recursos é uma grande conquista para Dourados, já que a retirada do presídio semi-aberto da área central está no topo da lista de prioridades da população por conta do significativo aumento dos índices de criminalidade. Segundo ele, a própria polícia tem alertado que a presença do semi-aberto em área nobre da cidade é uma contradição.

“O presídio está com a sua capacidade operacional esgotada. Onde deveriam estar 150 presos já existem 500. Sem nenhuma ocupação, os presos são liberados durante o dia e voltam ao presídio apenas para passar a noite. Todos os indícios levam a crer que o aumento da violência, dos roubos e dos assaltos no centro da cidade e bairros vizinhos tem a ver com essa situação. A comunidade douradense vivia angustiada e pedia das autoridades providências urgentes para resolver o problema. Agora, essa angústia tem data para marcada acabar”, enfatiza Geraldo.

A implantação do novo presídio semi-aberto de Dourados vai contribuir para a diminuição do déficit carcerário em Mato Grosso do Sul. Atualmente, 2.046 pessoas cumprem pena em regime semi-aberto no Estado. Em Dourados, são 308 detentos.

Luta
A construção do semi-aberto de Dourados é uma antiga luta assumida por Geraldo. Em diversas gestões ao governador André Puccinelli (PMDB) e ao secretário estadual de Segurança Pública Wantuir Jacini, por meio de ofícios e audiências, o parlamentar enfatizou a necessidade da implantação de um novo prédio para abrigar a população carcerária que vive em regime semi-aberto em Dourados.

Em visita a Dourados em junho passado, o governador anunciou que o Estado iria atender a reivindicação de Geraldo e construir o novo semi-aberto. “Vamos atender mais esse pedido da sociedade douradense, que chegou até meu gabinete através do deputado Geraldo Resende”, afirnou.

Em julho passado, durante audiência com Geraldo Resende em Brasília, o diretor Geral do Departamento Penitenciário Nacional, Airton Michels, assumiu o compromisso de descentralizar os investimentos ainda este ano.