Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Política

Presidente do DEM anuncia que deixará o cargo

A executiva provisória que será eleita no início do próximo ano deverá permanecer no comando do DEM até dezembro de 2011

Estadão

08 de Dezembro de 2010 - 16:55

O presidente do Democratas (DEM), deputado Rodrigo Maia (RJ), anunciou nesta quarta-feira (8) que encurtará o próprio mandato à frente do partido e convocará, para o dia 15 de maio de 2011, novas eleições para a executiva nacional.

Depois do desempenho ruim do DEM nas últimas eleições, quando o partido perdeu espaço no Congresso Nacional, Maia vinha sofrendo pressões internas para deixar o cargo e admitiu que um acordo se tornou inviável.

“Eu não poderia colocar a minha vaidade pessoal acima da vontade da maioria. Não poderia, de forma alguma, ser responsável por uma implosão do partido”, afirmou o deputado após breve reunião com os principais líderes da legenda, quando a decisão foi formalizada. Ele disse ainda que não será candidato à própria sucessão.

Rodrigo Maia criticou a candidatura de José Serra (PSDB) à presidência da República, que teve o apoio dos democratas. Para ele, foi “desastrosa e não acrescentou nada para a oposição no primeiro turno”. Disse ainda que, apesar de o PSDB ter sido correto com o DEM durante o processo eleitoral, o mesmo não poderia ser dito de Serra.

A maior independência em relação ao PSDB foi um dos objetivos apontados por líderes democratas. Segundo o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), a legenda precisa se reestruturar para as eleições municipais e “deixar de ser um apêndice do PSDB”.

A executiva provisória que será eleita no início do próximo ano deverá permanecer no comando do DEM até dezembro de 2011, quando se encerraria o mandato atual. Ela será responsável pela convocação de eleições para as executivas municipais, estaduais e de uma nova executiva nacional para assumir em 2012.