Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Política

Murilo tem 54% e Délia 23%, diz Ibrape

A expectativa dos partidos políticos é que as convenções aconteçam em janeiro e as elei-ções na primeira quinzena de março

Dourados Agora

09 de Dezembro de 2010 - 07:41

Pesquisa Ibrape realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, junto a 442 eleitores dos mais diferentes bairros de Dourados, mostra a intenção de voto dos douradenses para a Prefeitura de Dourados.

Na pesquisa estimulada, quando o entrevistador apresenta um disco ao entrevistado com os nomes dos possíveis candidatos, o vice-governador Murilo Zauith (DEM) aparece com 54% das intenções de voto, seguido pela prefeita Délia Razuk (PMDB) com 23%, do profes-sor Wilson Biasotto (PT) com 11%, do deputado eleito Lauro Davi (PSB) com 4%, da advogada Tatiana Ujacow com 2%, enquanto os brancos somam 2% e os indecisos apenas 4%. A pesquisa Ibrape tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou para hoje a reunião dos desembargadores para definir o período das convenções partidárias em Dourados e anunciar o dia em que os douradenses deverão voltar às urnas para eleger um novo prefeito e vice-prefeito. A expectativa dos partidos políticos é que as convenções aconteçam em janeiro e as elei-ções na primeira quinzena de março.

No cenário em que o candidato do PMDB deixa de ser a prefeita Délia Razuk e passa a ser o deputado federal Geraldo Resende, a vantagem de Murilo Zauith salta de 54% para 56%, enquanto o peemedebista aparece com 21%, seguido por Biasotto com 10%, Lauro Davi com 4%, Tatiana Ujacow com 2%, brancos ou nulos 3% e indecisos 4%.

Já em relação à rejeição, a pesquisa Ibrape coloca o petista Wilson Biasotto na liderança com 23%, seguido por Tatia-na Ujacow com 21%, Délia Razuk com 20%, Geraldo Resende com 18%, Lauro Davi com 11% e Murilo Zauith com 6%, enquanto 11% dos entrevistados não souberam responder essa questão.

Ao responder se preferiria votar em candidato a prefeito que seja apoiado por André Puccinelli ou em alguém que seja adversário do governador, exatos 75% disseram que votariam em alguém apoiado por Puccinelli, enquanto 15% confes-saram que votariam em candidato adversário do governador. Para 5% dos entrevistados, essa condição é indiferente e outros 5% disseram não saber.

Questionados sobre os principais problemas de Dourados, 66% apontaram a saúde pública como o ponto mais pro-blemático, enquanto outros 30% elegeram a falta de segurança pública como maior problema. Outros 18% apontaram a pavimentação das ruas como prioridade e 13% disseram que a educação deveria receber mais investimentos. Para 5% o maior problema é a habitação popular e outros 5% apontaram os problemas no transporte coletivo.

VEREADORES – O Ibrape também fez a seguinte pergunta aos 440 entrevistados nos dias 5 e 6 de dezembro: “Com relação aos 9 vereadores que foram denunciados e presos pela Operação Uragano, você acha que todos deveriam renun-ciar ao mandato ou deveriam continuar ocupando os cargos na Câmara Municipal?”. Exatos 85% dos entrevistados disse-ram que os vereadores que foram presos deveriam renunciar, enquanto apenas 6% entendem que eles não devem renunci-ar e 9% não quiseram responder à pergunta.