Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Política

PSDB integra novos deputados em reunião hoje com bancada federal

A atual bancada tucana tem 58 integrantes em exercício, a terceira maior da Câmara

Conjuntura Online

09 de Dezembro de 2010 - 09:45

O presidente regional do PSDB, deputado estadual Reinaldo Azambuja, integra a lista dos 25 novos deputados federais eleitos pelo partido em 3 de outubro que se reúnem em Brasília no próximo dia 9 para traçar estratégia de atuação na Câmara na próxima legislatura, que começa em 1º de fevereiro de 2011.

O encontro com a atual bancada ocorrerá no Hotel Brasília Palace, das 9h às 16h, e servirá para a apresentação dos parlamentares e discussão de estratégias de atuação na próxima legislatura.

A atual bancada tucana tem 58 integrantes em exercício, a terceira maior da Câmara. Em outubro, o PSDB elegeu 53 deputados federais.

Desses, 28 se reelegeram e outros 25 exercerão o mandato pela primeira vez ou retornarão ao órgão do Poder Legislativo.

Com o resultado obtido nas urnas, o partido continuará como a terceira maior bancada na 54ª Legislatura (2011-2015), atrás apenas de PT (88) e PMDB (79).

Em entrevista recente ao site Conjuntura Online, Azambuja garantiu defender a proposta de reforma política, emperrada há anos no Congresso Nacional. No entanto, com algumas ressalvas.

Um dos pontos questionados pelo deputado é a questão da chamada “janela da infidelidade”, que permite o troca-troca de partido em período anterior às eleições.

Segundo ele, o caminho ideal é rediscutir os pontos principais da reforma, como o financiamento público de campanha, o fim da realização de eleições a cada dois anos, além da questão da fidelidade partidária.

“É um absurdo ficar discutido janela, ou você tem fidelidade ou você não tem, não existe fidelidade com janela, que permite em um determinado tempo mudar de partido, acho isso um absurdo”, criticou o tucano, o segundo mais votado para deputado federal nas eleições de outubro, atrás apenas do ex-secretário de Obras, Edson Giroto (PR).

Além de ser dizer favorável ao financiamento público de campanha, Azambuja defende ainda a adoção da lista partidária para critério de escolha dos eleitos.

O atual líder tucano na Casa, João Almeida (BA) alega que o primeiro objetivo do encontro entre os novos parlamentares e os atuais é o entrosamento da bancada e conhecer o perfil de cada um.

“O segundo objetivo é buscar o alinhamento do ponto de vista político, discutir as metas para o próximo ano e a ação da bancada, que terá a importante missão de exercer a liderança da oposição na Câmara dos Deputados”, explicou Almeida.

Além desses assuntos, na parte da manhã os tucanos analisarão a atual conjuntura política.

ESTATUTO

À tarde, os parlamentares debaterão o Estatuto da Bancada. A ideia é atualizar o texto, colher sugestões, debatê-las e aprová-las. Há possibilidade de emendas ao Estatuto, apresentação de novas ideias, inclusive aquelas já discutidas em outras oportunidades, mas que não foram consolidadas.

“A ideia é fazer um estatuto que todos conheçam, aprovem e que vá ser aplicado”, explicou Almeida. Na reunião, ainda serão discutidas a formação da Mesa Diretora, das Comissões e de Blocos na Câmara, além da escolha da data de eleição do líder do PSDB na Casa em 2011.