Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Economia

Enersul diz está se preparando para acompanhar crescimento da indústria

O presidente da Fiems participou de evento da Enersul sobre perspectivas para a economia e a energia nos próximos anos

Daniel Pedra

10 de Dezembro de 2010 - 18:00

Em evento realizado pela Enersul, nesta sexta-feira (10/12), no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, para tratar das perspectivas da economia e da energia nos próximos anos, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou que o Estado já teve um dos maiores custos de energia do País, o que já não ocorre na atualidade.

“Após as discussões e diversas ações desenvolvidas chegamos ao lugar de 17º Estado com maior custo de energia. Apesar disso, ainda é preciso discutir a possibilidade de redução para que consigamos desenvolver ações para maior competitividade das indústrias, gerando assim mais desenvolvimento”, disse.

Na avaliação dele durante o evento "Perspectivas para a Economia e a Energia nos Próximos Anos - Mundo, Brasil e Mato Grosso do Sul", o Estado caminha a passos largos com 9.490 estabelecimentos industriais em funcionamento, que juntos empregam hoje 113.675 trabalhadores. “Apesar do crescimento registrado nos últimos anos, ainda temos de discutir as questões relativas a tributos, energia, formação de mão-de-obra e cidadania.

O Estado está bem, mas precisamos dar suporte para manter esse crescimento e nos prepararmos para o que vem pela frente”, declarou, após apresentar um balanço das ações realizadas pelo Sistema Fiems durante o ano.

Já o governador André Puccinelli destacou que o setor sucroenergético é um importante contribuinte para o crescimento do Estado. “Este é um dos setores que iniciou a cogeração de energia neste governo e isso é muito importante, pois com a energia podemos buscar ainda mais desenvolvimento”, pontuou, completando que o Governo desenvolve diversos projetos para melhoria da infraestrutura e que um deles é a rodovia sul-fronteira.

“Isso vai nos oportunizar a participação no Sistema Nacional de Energia, em que todos os Estados participantes recebem um subsídio pequeno da Eletrobrás”, disse, reforçando que o trabalho está em execução e que deve ser concluído no fim de 2012.

Na avaliação do vice-presidente da Enersul, Cyro Vicente Boccuzzi, a empresa busca estreitar as relações com os diversos setores . “A energia é insumo básico, por isso é importante essa aproximação e é o que pretendemos fazer”, declarou, divulgando alguns números sobre a atuação do grupo proprietário da concessionária de energia sul-mato-grossense.

“A Rede Energia está em sete Estados, atendendo 570 municípios com 563 subestações. Aqui no Estado, estamos em 73 dos 78 municípios com 93 subestações e mantemos um trabalho de monitoramento da meteorologia, pois Mato Grosso do Sul é um dos Estados com maior incidência de raios”, disse.

O sócio e consultor da MB Associados, José Roberto Mendonça de Barros, falou sobre as perspectivas da economia para os próximos anos, destacando a situação atual da Europa, Ásia e Estados Unidos. “Aqui merecem destaque a China e os Estados Unidos, no primeiro caso vemos um aumento do poder aquisitivo da população chinesa o eleva a demanda por alimentos e no caso dos Estados Unidos uma tendência a recuperação econômica, com conseqüente alta do dólar”, apontou.

O evento também contou com a participação do vice-presidente de gestão de energia da Rede Energia, José Antônio Sorge, que falou sobre o mercado de energia para Mato Grosso do Sul.