Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Esporte

CBF unifica títulos de campeão brasileiro de 1959 a 1970

Dourados News

22 de Dezembro de 2010 - 09:45

CBF unifica títulos de campeão brasileiro de 1959 a 1970
CBF unifica t - Divulga

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) reconheceu oficialmente, por meio de seu site oficial, os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, a chamada Taça de Prata, como equivalentes ao Campeonato Brasileiro. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, fará o anúncio oficial nesta quarta.

As conquistas entre 1959 e 1970 alteram completamente o ranking dos maiores vencedores da competição, beneficiando Santos, Palmeiras, Fluminense, Botafogo, Bahia e Cruzeiro.

Os santistas são os maiores beneficiados: tem seis títulos nacionais a mais, passando a ocupar o primeiro lugar na lista dos maiores campeões, ao lado do Palmeiras, que soma mais quatro títulos. Ambos se tornam octocampeões, ultrapassando Flamengo e São Paulo, que têm seis títulos cada (um dos títulos do clube carioca, o de 1987, não é reconhecido pela CBF). Fluminense, Botafogo, Bahia e Cruzeiro passam a ter uma taça a mais cada.

Com a mudança dos critérios da entidade, o Bahia, que neste ano retornou à Série A do Brasileiro, passa a ser considerado o primeiro campeão brasileiro, com o título de 1959. O posto era ocupado anteriormente pelo Atlético-MG, campeão de 1971.