Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Política

É dificil ouvir um filho pedir comida e não ter para dar’, diz Dilma

G1

07 de Março de 2011 - 10:45

A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (7), durante seu programa de rádio “ Café com a presidenta”, que o aumento médio de 19,4% no valor do benefício do Bolsa Família ajudou a reduzir a desnutrição infantil no país. Ela afirmou que “é difícil para uma mãe ouvir um filho pedir comida e não ter para dar”.

Ao longo do programa, Dilma também fez uma homenagem às mulheres, que vão comemorar o Dia Internacional da Mulher nesta terça-feira (8).


A presidente iniciou o programa falando sobre o Dia Internacional da Mulher. “Dia 8 de março, amanhã, é o Dia Internacional da Mulher. E como nesse ano caiu na terça-feira de carnaval, resolvemos comemorar todo o mês como sendo o mês da mulher. O aumento do Bolsa Família abre uma dessas comemorações”.

Segundo Dilma, o Bolsa Família é um sucesso porque ganhou a adesão da mulher. “O Bolsa Família foi criado para reduzir a pobreza. E está reduzindo. Mas sem a participação ativa das mães, isso não estaria acontecendo. Dos quase 13 milhões de benefícios que distribuímos, 93% são de responsabilidade das mães de família. A mulher pega o dinheiro e vai comprar o alimento, mantém os filhos na escola e cuida da saúde deles. Essa mulher está ajudando a construir o futuro dos seus filhos, e também o futuro do Brasil”.

Erradicação da miséria

De acordo com a presidente, o Bolsa Família atinge as crianças de maneira positiva e é um trampolim para a implantação do Programa para Erradicação da Miséria. “As crianças e os adolescentes são a parte mais frágil da família, por isso eles precisam de mais atenção. Estão em fase de crescimento, precisando se alimentar melhor. É nessa fase que a mãe tem que gastar mais, comprando comida, acompanhando o peso, o crescimento. Sabemos também que as famílias mais pobres são aquelas que têm mais crianças, e, portanto, as que mais precisam. O aumento do Bolsa Família foi também um passo que estamos dando para começar a implantação do nosso Programa para a Erradicação da Miséria”.

A roda da economia gira

Para Dilma, o Bolsa Família atinge outro objetivo: faz a roda da economia girar. “Com esse dinheiro, a família, a mãe de família, compra alimento, produtos de higiene, e todos os produtos de primeira necessidade, inclusive material escolar. E aí gera renda para o dono do mercadinho, da lojinha, da farmácia, fazendo a roda da economia girar, gerando emprego”.

Segundo a presidente, o benefício é importante para reduzir a desnutrição infantil. “Temos tido resultados muito bons. A coisa mais importante é que caiu muito a desnutrição infantil. Eu sou mãe, e imagino como é difícil para uma mãe ouvir um filho pedir comida e não ter para dar. Isto talvez seja o maior benefício”.

Dia Internacional da Mulher

Dilma encerrou o programa de rádio com uma pequena homenagem. “Encerramos homenageando as mulheres que sempre tiveram que lutar muito mais, mas muito mais mesmo, para serem reconhecidas. Este ano faremos um mês inteirinho de comemorações. Encerro o programa com uma homenagem à força e a coragem da mulher brasileira”.