Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Artigos

Leia a coluna de Manoel Afonso desta semana

Manoel Afonso

18 de Março de 2011 - 17:10

Amplavisão 731

VERDADE? “Infelizmente joguei o jogo da política brasileira. Ninguém se elege pela força de suas idéias, mas pelo tamanho do bolso. É preciso de muito dinheiro para aparecer bem no programa de TV. E as campanhas se reduziram a isso.”

AS DECLARAÇÕES  do ex-governador Arruda (DF) não podem ser ignoradas, mas essa pratica continuará. E não há como impedi-la. No fundo do poço, ele resolveu tirar a máscara dos hipócritas que posam de bons mocinhos por aí.

CONCLUSÃO  Aqueles bem intencionados que não dispõem de estrutura financeira de campanha e nem relações que a viabilize, devem desistir de seus projetos eleitorais. O eleitor, que inicialmente é cúmplice, passa a ser vítima do jogo.

CALOTE Os prefeitos estão p da vida o Planalto! Repasses de dinheiro de 2008 e 2009 ainda não vieram.  Delcídio de saia justa na Assomassul: foi objeto de piadas e ironias por conta  da situação insustentável em muitos municípios.

É AQUELA  ladainha antiga. Na campanha fazem propaganda danada de supostos recursos federais, mas na hora da grana cair na conta, a coisa empaca. Inventam mil artimanhas burocráticas para não liberar o sonhado dinheiro.

“ESTRANHO”  O discurso mais radical na Assomassul foi de Simone, mas foi esquecido pela imprensa.  Parecia até parlamentar do PSOL. Enquanto isso, Marisa – que poderia ter sido mais contundente - foi equilibrada.

AINDA... Se a corda pode esticar para o lado de Delcídio, Moka está nadando de braçada na atual conjuntura.  Fala como se fosse o dono do campinho. Preparado, mostrou que conhece o caminho das pedras em Brasília. Brilhou.

VERBA   federal é dose! Após longo processo com certidões e “diabo a quatro”, um prefeito já contava com R$ 70 mil para compra de hidrômetros. Mas aí exigiram “estudo do impacto ambiental”.  Era demais! O prefeito desistiu.

BENEFÍCIOS Vereadores defendem a busca de recursos federais, como se eles fossem a única solução. Ganham duplamente: com a demagogia na mídia e com as generosas diárias indenizatórias das viagens à “encantadora” Brasília.

A NOVELA Todos os anos nossos parlamentares alardeiam na mídia que “garantiram recursos” no orçamento da União. Mas com os cortes, ficamos só com uns trocados, proporcionais à nossa insignificância no contexto nacional. Ou não?

E AGORA?  Ao decidir dar vaga a suplente de coligação, o ministro Lewandowski (STF e TSE) conseguiu colocar mais lenha na fogueira. Ninguém pode antever o que vai acontecer, mas nada será decidido a curto prazo.

 

 

ENERSUL Segundo o deputado Marcos Trad, é a líder de insatisfação dos consumidores dentre 440 empresas. Lembra: antes da CPI tínhamos a energia mais cara do país e ocupamos hoje a 25ª. posição; redução de quase 20%.

SILÊNCIO Imaginei que nossos parlamentares (em todos os níveis) fossem gritar alto por conta do anunciado aumento da energia. Estranho! Poucos deles questionaram  o fato. Será que esse pessoal vive outra realidade? Bem... é possível.

SUSPENSE!  O impasse pela vaga do TC persiste. Depois de uma semana dois novos deputados ganham chances: Arroyo e Picarelli.  A indicação é política e passa por uma série de interesses e pela chancela decisiva de André, é claro.

SERGIO ASSIS  Estive com ele na AL. Foi taxativo: tenho carta branca da direção nacional: novas filiações só com minha anuência. Evitou falar muito da tentativa de Valter Pereira ingressar no PSB pelas portas dos fundos.

RAZÕES  O PSB é a vedete do cenário nacional. Cresceu muito nas últimas eleições, ganhou musculatura, tem tempo de TV e é aliado importante do Planalto. Portanto é muito natural que seja cobiçado para as eleições de 2012. Não é?

DESESPERO  Humberto Texeira Jr. resistiu até o fim. Não queria largar o osso. Cassado pela “gloriosa” Câmara de Dourados, abriu as baterias contra tudo e todos. Cá entre nós: seu pai deve estar morrendo de vergonha do filho. Ou não?

É O BICHO!   Com problemas mais sérios na segurança, será que o “jogo do bicho” deve ser visto como prioridade a combater? Quanta hipocrisia! Quanto jogo de cena! Pelo menos é o que pensa a maioria da nossa população.

PRÓXIMOS  Entre André e Nelsinho as identidades são infinitamente maiores que eventuais divergências passageiras. Continuam afinando a viola para  as  eleições de 2012, onde vencer o PT na capital é questão de honra.  

DAGOBERTO  Articulado, continua circulando nos principais eventos de cunho político. Não quer perder o espaço e nem a visibilidade. Gente do seu partido informa que ele deverá ser aproveitado no Denatran. É esperar...

A EVOLUÇÃO Na Acrissul, Aldo Rebello - ex-comunista - defendeu os interesses do latifúndio. Mostra que a visão radical cedeu espaço para o novo conceito compatível com a economia global. Afinal, o Muro de Berlim caiu em 1989.

CRIADOR x CRIAÇÃO  Relações do ex-prefeito Valdeli com o Baird (atual alcaide) estão fragmentadas. Em Costa Rica não se fala em outra coisa: Valdeli pode ingressar no PR de seu amigo Giroto para disputar o pleito de 2012.  É isso aí...