Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Economia

Aneel divulga reajuste tarifário autorizado para Enersul

Noticias MS

05 de Abril de 2011 - 17:00

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (5) o reajuste tarifário da concessionária Enersul. As novas tarifas entrarão em vigor no dia 8 de abril de 2011 para 815 mil unidades consumidoras, distribuídas em 72 municípios de Mato Grosso do Sul.

Conforme a Aneel, o efeito médio a ser percebido pelos consumidores cativos da Enersul será de 17,49%. No pleito enviado à Agência pela Enersul, a solicitação era de efeito médio para os consumidores de 17,56%.

Confira abaixo os índices que serão aplicados às contas de luz dos clientes da distribuidora:

 

Empresa

Classe de Consumo

Baixa tensão(abaixo de 2,3 kV)
Por ex
: residências

Alta tensão(de 2,3 kV a 230 kV)
Por ex
: indústrias

Enersul

18,57%

 14,82%

 

Os índices aprovados são o máximo que as empresas podem praticar.

Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X*, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

* Fator X - Percentual a ser subtraído do Indicador de Variação da Inflação - IVI, quando da execução dos reajustes tarifários anuais entre revisões periódicas, visando compartilhar com os consumidores os ganhos de produtividade estimados para o período.

 Fonte: Aneel