Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Economia

Produtores dependem da chuva para evitar perdas na colheita do milho

Campo Grande News

07 de Junho de 2011 - 09:00

A indicação meteorológica de chuva para esta semana em Mato Grosso do Sul é a esperança de produtores para evitar prejuízos significativos na colheita do milho safrinha.

A estiagem do mês de maio no Estado já provocou alterações na expectativa de colheita. No início do plantio a previsão era colher 100 sacas por hectare, agora, com a seca dos últimos 30 dias, o número caiu para 80.

O dado representa queda de mais de um milhão de toneladas de saca. Antes, a expectativa de produção apontava colheita de 5,2 milhões de sacas, contra cerca de 4 milhões atuais.

A redução não deve vista como prejuízo, nem com alarde, avalia o engenheiro-agrônomo, Roney Pedroso, da Fundação MS, órgão referência em pesquisa agropecuária no Estado.

“A lavoura começa a sentir agora (efeitos da estiagem). A produção ainda está em patamares aceitáveis, por ser safrinha, mas a chuva nesta semana é imprescindível para a colheita. Caso não chova nos próximos dez dias aí os prejuízos serão sérios”, afirma.o.

A falta de água afeta a formação da espiga do milho, além de comprometer a qualidade do grão. Segundo o engenheiro, é possível ver o processo de encharutamento nas lavouras de milho, principal sintoma da ausência de chuva.

“O produtor que plantou o milho safrinha com atraso sabia dos riscos”, explicou Roney.

O atraso do plantio ocorreu em virtude do excesso de chuvas no começo do ano no Estado, época em que a safra de soja amargou prejuízos.

“Nesta época do ano (junho) a espiga do milho deveria estar quase formada, o que elimina o risco de perdas”, complementa o pesquisador, revelando que os próximos 30 dias serão determinantes para definição do potencial produtivo.

A colheita do milho está prevista para o fim de julho e início de agosto. Até lá, além da preocupação com a estiagem, o produtor também corre o risco de ter o plantio afetado pela possibilidade de geada nesta época do ano, outro reflexo do atraso no plantio.