Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Economia

Biosul reavalia estimativa para safra de cana-de-açúcar

A estimativa com relação ao açúcar foi reajustada de 1,85 milhão de toneladas, para 1,5 milhão, uma diminuição de 15,57%.

Assessoria de Imprensa

16 de Julho de 2011 - 07:36

Biosul reavalia estimativa para safra de cana-de-açúcar
Biosul reavalia estimativa para safra de cana-de-a - Divulga

Devido às condições climáticas, como o excesso de chuvas e as geadas que ocorreram na região produtora, a expectativa da moagem da cana em Mato Grosso do Sul, que em abril era de 40,8 milhões de toneladas, hoje é de 36,8 milhões, uma redução de 9,8%.

De acordo com o presidente da Biosul, Associação de Bioenergia de Mato Groso do Sul, Roberto Hollanda, apesar dos números anegativos da região Centro-Sul, o setor no Estado cresce 10% acima da safra passada. “Ainda assim o setor está crescendo. Foi inaugurada a unidade em Fátima do Sul e mais duas até o fim da safra, além da pedra fundamental de uma quarta”, ressalta Roberto.

A estimativa com relação ao açúcar foi reajustada de 1,85 milhão de toneladas, para 1,5 milhão, uma diminuição de 15,57%.  Já o etanol que tinha a expectativa de produzir 2,17 milhões reduziu 5,7%, devendo alcançar 2,05 bilhões de litros.

O Mato Grosso do Sul destina a maior parte da cana moída para a produção de etanol, com um mix de 68%, bem acima da média do Centro-Sul, que é de 56%.

A Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul, que surgiu em dezembro de 2008, reflete o aumento de importância do Estado no cenário nacional da cana-de-açúcar e seus derivados. Resultado da junção de três sindicatos tem como características a gestão profissional e associativista e sua criação coincidiu com o momento de expansão do setor.

Toda a produção de cana moída do MS está ligada a Biosul, que conta com 26 associadas – 20 unidades de operação, três em fase de implantação e três projetos.