Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Economia

Dia dos Pais elevou as vendas em mais de 7%, aponta balanço

Deve-se considerar ainda, que a expansão do crédito para as pessoas físicas continua bastante forte, o que explica, em parte, a maior inadimplência.

Correio do Estado

16 de Agosto de 2011 - 14:32

A movimentação no comércio varejista de Campo Grande na semana do Dia dos Pais resultou em crescimento de 7,04% nas vendas, comparadas com as do ano passado.

O período pesquisado foi a semana de 8 a 14 de agosto, em relação ao período de 2 a 8 de agosto de 2010. A informação é do Departamento de Pesquisa e Estatística (DEPE) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). Os números retratam o volume de consultas do comércio ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), indicador das compras à prazo, e ao movimento com cartões de débito/crédito conforme dados do Banco Central, das compras à vista.

“O comércio de Campo Grande continua demonstrando sua força e determinação, mantendo a tendência de crescimento nas vendas a vista e a prazo. Continuando assim, a expectativa é que teremos novamente um Natal com movimento acima da média, podendo superar os negócios realizados ano passado quando tivemos o melhor Natal da década”, afirma Omar Aukar, presidente da ACICG.

CENÁRIO

Marcel Solimeo, Superintendente do Instituto de Economia da Base Centralizadora do SCPC, afirma que “apesar da incerteza provocada pelo agravamento do cenário externo, a expectativa é a de que o impacto para o Brasil até o final do ano seja moderado, o que permite esperar a continuidade do crescimento das vendas do varejo, embora com taxas decrescentes de expansão.”

Solimeo apresentou relatório referente ao comportamento do mercado/vendas no mês de julho/11 no país, confirmando que o movimento de consultas aos 2200 SCPCs e SPCs que compõem a RENIC, apresentou naquele mês crescimento de 5% em relação a igual mês de 2010, mostrando que ainda continua positivo o desempenho do varejo, embora em ritmo um pouco mais lento do que no final do ano passado e começo de 2011.

“A desaceleração do ritmo de crescimento das vendas se explica pelas medidas prudenciais adotadas pelo Banco Central no final de 2010 e pelas altas na taxa SELIC observadas nos últimos meses, além da elevação do IOF sobre financiamentos e menor expansão fiscal”, explica Solimeo.

A região Nordeste apresentou o melhor desempenho, com aumento de 13% no número de consultas, seguida do Sudeste, com 5,4% e Norte, com 4,2%. O Centro Oeste registrou aumento de 1,9% enquanto o SUL apresentou crescimento de apenas 0,3%, talvez em função das conduções climáticas adversas que afetou a região.

O crescimento de 13,9% no número de registros recebidos em julho, comparativamente a julho do ano passado, sinalizam para um aumento da inadimplência, embora parcialmente compensado pelo incremento de 8,8% observado nos cancelamentos no mesmo período. Deve-se considerar ainda, que a expansão do crédito para as pessoas físicas continua bastante forte, o que explica, em parte, a maior inadimplência.