Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 30 de Abril de 2024

Policial

PF desmonta quadrilha que usava MS como rota de drogas para o norte

A Operação "Pa Siba"Are" cumpriu 16 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão.

Midiamax

20 de Agosto de 2011 - 11:32

Uma quadrilha que utilizava Mato Grosso do Sul como rota para abastecer os estados de Mato Grosso, Goiás e Pará com drogas foi desmontada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (19). A Operação "Pa Siba'Are" cumpriu 16 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão.

As prisões foram realizadas em sete municípios por 80 policiais federais. As ordens judiciais foram expedidas por Vinicius Caldas da Gama e Abreu, juiz da Vara Criminal de Aragarças, na divisa entre Mato Grosso e Goiás.

Segundo o delegado da Polícia Federal em Barra do Garça, Bruno Rodrigues dos Santos, os traficantes mantêm ligações em Mato Grosso do Sul para operacionalizar a passagem da maconha que vem do Paraguai, e da cocaína, trazida da Bolívia.

A organização foi investigada durante 10 meses pela Delegacia da Polícia Federal em Barra do Garças e acabou desmantelada com a prisão em flagrante de cinco pessoas e apreensão de 22 quilos de cocaína e 140 quilos de maconha.

“Com cinco flagrantes, conseguimos identificar toda a cadeia, quem adquiria, transportava e recebia a droga para a distribuição em Mato Grosso, Goiás e Pará”, disse. Além do fornecimento nos estados, a organização abastecia ainda a cadeia pública de Aragarças (GO), onde parte dos integrantes está presa.

Uma apreensão de 140 quilos de maconha há pouco mais de 15 dias na BR-158 colaborou para acelerar a neutralização da organização criminosa. Por meio de uma denúncia anônima a Polícia Federal conseguiu interceptar um “carregamento” destinado à região. Dois homens foram presos e um acabou por confessar que o transporte da droga que estava visível no banco traseiro de um veículo Fiat Uno.

O nome dado à operação da PF, “Pa Sibá Are”, significa na língua dos índios xavantes "rio das Garças", em referência ao rio que banha as cidades mato-grossenses apontadas como “base operacional” da quadrilha.

A ação de ontem teve como objetivo principal neutralizar as ramificações que ainda persistiam na compra, no transporte, no armazenamento e no comércio de drogas nos três estados. Não houve presos em Mato Grosso do Sul. (Com informações do Diário de Cuiabá)