Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Comitê de Combate à Dengue discute estratégia para o próximo verão

O vírus também é transmitido pelo mosquito Aedes e ficou um longo tempo restrito à África. Por volta de 2004, o vírus migrou para a Ásia e também para a Europa.

Cojuntura Online

17 de Abril de 2014 - 09:47

Membros do Comitê de Mobilização Contra a Dengue e parceiros se reuniram para fazer o balanço das ações de combate à proliferação do Aedes Aegypti e ainda preparar o planejamento estratégico de trabalho para o verão de 2015.

Segundo o chefe do Setor de Controle de Vetores da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Alcides Ferreira, em 2013 a situação foi controlada mas, mesmo com a situação moderada, foi necessário o trabalho intensificado em algumas regiões.

“Foram 1.971 casos notificados e a região com maior número foi o Anhandui. Lá existe reincidência de alerta, por isso vamos redobrar a atenção nessa localidade”, completa Alcides.

A diretora de Vigilância em Saúde da Sesau, Márcia Dal Fabro, reforçou que as ações que terão resultados em 2015 começam agora, período em que as chuvas estão diminuindo.  “Esse é o momento para intensificar o trabalho para que não haja epidemia em 2015”, explica a médica.

Ainda segundo ela, Anhanduí é um caso a ser tratado à parte, pois é a terceira vez que a região aparece em destaque de infestação no Lira (Levantamento de Índice Rápido do Mosquito Aedes Aegypti).

Ainda na reunião, foi levantada a especulação de transmissão do vírus Chikungunya em Campo Grande, no período de Copa do Mundo onde o fluxo de turistas será intenso no Brasil.

O vírus também é transmitido pelo mosquito Aedes e ficou um longo tempo restrito à África. Por volta de 2004, o vírus migrou para a Ásia e também para a Europa.

Márcia Dal Fabro explicou que a ação de prevenção e combate ao vírus Chikungunya é o mesmo procedimento da Dengue, pois se trata do mesmo mosquito transmissor.

“Os sintomas também são parecidos e o mais importante é lembrar que esses vírus são combatidos com prevenção e que não existe vacina ou tratamento antiviral”, ressaltou.

Os membros do Comitê contaram que para se ter resultados ainda mais precisos no combate ao mosquito é não trabalhar isoladamente com dados de notificação. “Vamos cruzar informações de foco e notificação para efetivar as ações devidas em cada região”, afirmaram.