Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vão até dia 30

Professores que estejam lecionando, em 2014, a alunos matriculados em instituições de ensino mantidas pela Rede Pública nos seguintes anos escolares:

Noticias MS

22 de Abril de 2014 - 15:26

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro! Valorizando a interação das crianças e jovens com seu meio, a Olimpíada de Língua Portu­guesa Escrevendo o Futuro, nesta 4ª edição, adota o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para escrever os textos, o aluno deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conheci­mento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vai além de um concurso: oferece propostas de formação dos educadores, seja por meio da distribuição de materiais com orientações pedagógicas, seja pela participação do educador em encontros para reflexão sobre as práticas educativas, com o objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pre­tende contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.

Quem pode participar

Professores que estejam lecionando, em 2014, a alunos matriculados em instituições de ensino mantidas pela Rede Pública nos seguintes anos escolares:

·  5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;

· classes de aceleração equivalentes ao 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fun­damental, assim entendidas aquelas que atendam alunos com defasagem de idade­-série, previstas na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) dentro da mo­dalidade de ensino regular e

· 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. 

Como participar

As secretarias de Educação estaduais, municipais e do Distrito Federal, por meio de seus se­cretários, devem primeiramente aderir à Olimpíada e a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul já efetuou sua inscrição. Assim, os professores que atenderem os requisitos indicados poderão se inscrever na Olimpíada preenchendo a ficha de inscrição durante o período de 24/2/2014 a 30/4/2014.

A ficha de inscrição está disponível para preenchimento e envio no site: www.escrevendoofuturo.org.br. A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pela internet.

Após a efetivação de sua inscrição, o professor receberá, gratuitamente, durante dois anos, a revista Na Ponta do Lápis – publicação periódica da Olimpíada, que tem o obje­tivo de contribuir para a formação do professor.

Categorias

O professor inscrito deverá orientar seus alunos a escrever um texto, em Língua Portuguesa, original e de autoria exclusiva dos alunos, sobre o tema “O lugar onde vivo”, nas categorias abaixo indicadas de acordo com o ano escolar em que os alunos das turmas participantes vinculados ao professor inscrito estão matriculados:

Categoria

Anos escolares

Poema

5º e 6º anos do ensino fundamental

Memórias Literárias

7º e 8º anos do ensino fundamental

Crônicas

9º ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino nédio

Artigo de Opinião

2º e 3º anos do ensino médio


Antes de efetivar sua inscrição, leia o regulamento completo da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro no site www.escrevendoofuturo.org.br .