Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Mais Educação atende oito mil alunos de escolas municipais de Dourados

No ano passado foram mais de sete mil alunos atendidos em 41 das 45 escolas do município

Assomasul

22 de Julho de 2014 - 07:49

O programa Mais Educação, que garante ensino em tempo integral para estudantes da Rede Municipal de Ensino, já está presente em todas as escolas municipais de Dourados, atendendo pelo menos oito mil alunos. 

Conforme a secretária de Educação Marinisa Mizoguchi, os investimentos determinados pelo prefeito Murilo permitiram a ampliação do programa, fato que tornou Dourados a primeira cidade do Brasil a implantar o Mais Educação em todas as escolas municipais. “Universalizamos o Mais Educação e já atendemos oito mil estudantes, isso graças ao apoio e empenho do prefeito Murilo”. 

No ano passado foram mais de sete mil alunos atendidos em 41 das 45 escolas do município. Neste ano o projeto foi ampliado, com a inserção do restante das escolas no Ministério da Educação. Através do programa, os alunos recebem reforço escolar e desenvolvem atividades esportivas e culturais. 

Conforme Expedito Saraiva Monteiro, coordenador do “Mais Educação” em Dourados, a prefeitura complementa o programa para garantir qualidade no atendimento. 

Além da contratação de um monitor para cada escola, a prefeitura oferece estagiários para melhorar o atendimento ao aluno. Também existe um complemento na alimentação. A preocupação do prefeito Murilo é garantir a qualidade na aplicação do programa. “Esse é o nosso diferencial”, afirma Expedito. 

O programa Mais Educação é uma estratégia para ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral. As atividades são na área de educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. 

Em Dourados as atividades foram um sucesso em 2013. Nas apresentações culturais promovidas pelas secretarias de Educação e de Cultura são descobertos trabalhos de qualidade. 

O programa tem contribuído também para o esporte, incentivando o surgimento de novos talentos. “Nos jogos escolares deste ano a Escola Laudemira Coutinho de Melo participou com 15 atletas das competições de judô. Todos os 15 levaram medalhas para casa”, afirma Expedito, citando o exemplo de sucesso do programa em Dourados. 

Os alunos que participam do programa recebem três refeições por dia. O lanche pela manhã, o almoço e outro lanche à tarde.