Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Esporte

CBF anuncia oficialmente Dunga como novo técnico da seleção

O novo coordenador das seleções, Gilmar Rinaldi, foi um dos responsáveis pelo retorno de Dunga

PORTAL A TARDE

22 de Julho de 2014 - 10:25

Como já tinha sido especulado pela imprensa, a CBF anunciou nesta terça-feira, 22, Dunga como novo técnico da Seleção Brasileira. O ex-capitão do Brasil tem uma nova chance no comando da equipe canarinho depois de ser eliminado na Copa do Mundo de 2010 nas quartas de final. Desde que o nome de Dunga foi ventilado como possível substituto de Luiz Felipe Scolari, a decisão tem sido criticada nas redes sociais.

O novo coordenador das seleções, Gilmar Rinaldi, foi um dos responsáveis pelo retorno de Dunga. Os dois jogaram juntos e são amigos. Mas o perfil durão de Dunga também deve ter influenciado na escolha.

Nessa nova gestão, Dunga terá que se dirigir diretamente a Rinaldi, já que o presidente da CBF, José Maria Marin, anunciou que o novo técnico não será absoluto e terá que seguir a filosofia da entidade. O projeto atual da CBF passa pela valorização da equipe da base. É ai que entra o coordenador das seleções da base, Alexandre Gallo.

Marin e o presidente eleito Marco Polo Del Nero aceitaram um projeto de Gallo de usar parte da equipe da base na seleção principal com o objetivo de formar os "garotos" para jogar partidas de alto nível, como as Olimpíadas 2016 e a Copa do Mundo de 2018. Portanto, além de Rinaldi, Dunga também dividirá espaço com Gallo.

Para retornar à seleção, Dunga recusou convite para comandar a equipe da Venezuela, que tenta chegar à Copa pela primeira vez. Fora a passagem pelo Brasil, a primeira como técnico, o gaúcho foi treinador do Internacional, em 2013. Depois não teve nenhuma outra experiência como técnico. Não foi por falta de convites, de acordo com amigos dele. Também não há relato de ele ter realizado cursos de aperfeiçoamento durante o "período de férias".