Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Comboio com 6 vagões carregados de álcool descarrila entre Ribas do Rio Pardo e Água Clara

De acordo com o major da PMA, Renato dos Anjos Garnes, logo após o acidente foi feita a contenção imediata e o líquido não chegou a atingir o solo

Campo Grande News

22 de Julho de 2014 - 13:17

Seis vagões de um trem da ALL (América Latina Logística), carregados com álcool, descarrilaram na noite de ontem (21), na linha férrea entre Ribas do Rio Pardo e Água Clara, no quilometro 671. A PMA (Polícia Militar Ambiental) foi acionada e disse que não houve crime ambiental. Apesar disso, os policiais acompanham nesta manhã a retirada do combustível dos vagões. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o major da PMA, Renato dos Anjos Garnes, logo após o acidente foi feita a contenção imediata e o líquido não chegou a atingir o solo. “A principio não houve contaminação, mas estamos acompanhando os trabalhos que estão sendo realizados pela empresa”, diz o major.

Para o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Mato Grosso do Sul, o acidente demonstra, mais uma vez, os riscos que os maquinistas correm em virtude das condições da via e do material transportado.

O local onde ocorreu o acidente foi recentemente periciado por peritos de São Paulo para a implantação da monocondução de trens no Estado. A avaliação era para saber se empresa oferece as condições para o trem circular com apenas um maquinista, sem o apoio de um profissional denominado maquinário.

Proposta que o sindicato não apóia. “Nós não estamos preparados para esse tipo de transporte. Além dos acidentes que ocorrem constantemente, tem a questão do desemprego”, lamenta uma funcionária da entidade, Roberta Pereira. Ela acrescenta dizendo que a empresa quer diminuir a mão de obra. Hoje são 330 funcionários que operam no Estado, entre maquinista e operador.

A assessoria de imprensa da ALL informou que após o acidente, o vazamento foi rapidamente contido por equipes da concessionária. Ainda conforme a assessoria, a companhia reforça que trabalha constantemente na manutenção da malha férrea e que o ocorrido não tem nenhuma relação com a monocondução de trens. As causas estão sendo apuradas e a empresa permanece à disposição dos órgãos competentes para esclarecimentos.

Acidentes – No começo de junho, o descarrilamento de quatro vagões provocou o derramamento de óleo diesel, na linha férrea entre Ribas do Rio Pardo e Água Clara. Em maio, a ALL foi multada pela Polícia Militar Ambiental pelo derramamento de óleo lubrificante que atingiu o solo e a vegetação da área da estação de tratamento de resíduos líquidos da empresa. O valor da multa foi de R$ 70 mil.

Também no mês de maio, o Ministério Público Federal recomendou a ALL para a adotar providências imediatas para barrar a contaminação do Córrego da Ponta, em Inocência, a 335 quilômetros de Campo Grande, onde outro descarrilamento provocou derramamento de óleo diesel, no ano passado. O combustível foi encontrado nas nascentes da cabeceira do córrego e infiltrou no solo, afetando o aquífero da região.