Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Política

Estado apresenta 2° fase de programa que cede beneficios aos municípios

A ferramenta é utilizada pelo governo do Estado para beneficiar as cidades e favorecer os investimentos públicos e privados

Campo Grande News

22 de Julho de 2014 - 15:52

A segunda fase do programa “Classificação dos Municípios”, criado em 2013 pela Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) foi apresentada hoje (22), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, após a posse dos novos integrantes do Fórum de Turismo e do Fórum de Secretários e Dirigentes do Turismo. A ferramenta é utilizada pelo governo do Estado para beneficiar as cidades e favorecer os investimentos públicos e privados.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, no ano passado, dos 79 municípios, 56 participaram da classificação. Nilde explica que os municípios são classificados de acordo com quatro itens- infraestrutura turística, governança local, capacitação e gestão pública- e a partir destes critérios passam a receber benefícios de estrutura, viabilização, promoção, divulgação, entre outros.

“A partir dos bons resultados obtidos no ano passado, vários municípios já iniciaram trabalhos e ações de melhorias de infraestrutura com o apoio da Fundação de Turismo”, disse Nilde.

Entretanto, ela salienta o papel do gestor neste processo. “Se o prefeito não enxergar o turismo, se não houver investimento, o município não vai prosperar”, completou.

Em maio de 2013 foi realizada a primeira apresentação do programa que trabalhou a introdução da política pública no Estado.